Versão da hora

Projeto australiano "Privacidade para Jornalistas" chega ao Brasil para proteger repórteres de hackers e vigilância

O projeto australiano "Privacidade para Jornalistas", totalmente gratuito, que ajuda jornalistas a entender e se proteger dos perigos digitais, como vigilância e hacking, chegou, nesta semana, ao Brasil. De acordo com o idealizador da iniciativa, Raphael Hernandes, muitos jornalistas fazem apurações pelo WhatsApp ou têm seu catálogo de fontes salvo na nuvem, e o projeto surge para dar suporte a estes profissionais.
Segundo Hernandes, as ferramentas digitais trazem consigo uma série de ameaças com as quais os repórteres não tiveram que lidar. "Ainda mais enquanto aparecem pelo Brasil casos de censura e de ameaças à liberdade de imprensa, ao sigilo de fontes e ao direito à privacidade do próprio profissional", explica.
A ideia do projeto surgiu a partir do Privacy For Journalists, da CryptoAustralia, que são parceiros neste projeto. O site oferece uma página que mapeia alguns dos cenários de ameaças que repórteres podem enfrentar no dia a dia, além de guias para se proteger. Dentre os assuntos estão "armazenar arquivos de maneira segura na nuvem" e "chamadas de vídeo criptografadas".

Comentários