Versão da hora

Estudo aponta que evolução digital das marcas ainda é lenta

Realizado pela empresa de consultoria The Boston Consulting Group (BCG), encomendado pela Google, o relatório "A Disconnect and a Divide in Digital-Marketing Talent" apontou que, apesar de investimentos e avanços, a evolução digital das marcas ainda é lenta. O estudo entrevistou 2,2 mil profissionais da área de Marketing de 141 empresas anunciantes em 41 países, incluindo o Brasil. O levantamento foi feito durante o terceiro trimestre de 2016.
O relatório constatou que, nos últimos 18 meses, o aumento no orçamento despendido para ações de Marketing não foi suficiente para indicar uma melhora do conhecimento dos anunciantes em relação às estratégias de comunicação digital. Entre os motivos estão a falta de entendimento por parte dos gerentes de Marketing; visão deturpada dos anunciantes em relação à capacidade de construir estratégias, planos digitais, mapeamento da experiência do consumidor e adaptação do conteúdo para diferentes canais; a falta de apoio ao setor de Marketing de áreas como Finanças, Jurídico e TI; e dificuldade em obter informações, na escolha das métricas e metas corretas para medir a eficácia das campanhas.
A mesma pesquisa, realizada em 2014 e 2015, registrou que as fraquezas visíveis tanto entre os anunciantes quanto entre as agências estão nos canais de vídeo e celular. Em uma escala de 100, na publicidade móvel, as agências obtiveram 62 pontos, enquanto os anunciantes alcançaram 45. Na segmentação digital, as agências obtiveram 67, e os anunciantes, 53.

Comentários