ADI-RS organiza seminário para marcar 25 anos de atuação

Fundada em 1992, Associação dos Diários do Interior é integrada por 19 jornais

Em 27 de abril de 1992, o Rio Grande do Sul via surgir a Associação dos Diários do Interior (ADI-RS). Hoje, a entidade, que completa 25 anos de atuação no mercado gaúcho, congrega 19 jornais do interior do Estado, e, para marcar a passagem de um quarto de século, programou um seminário em parceria com o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindijore). O evento, agendado para o dia 23 de maio, ocorrerá em Porto Alegre.
Com o tema "Desafios e saídas para as empresas de comunicação", o seminário será apresentado pelo espanhol Chus Del Rio, consultor de mídias digitais, e por Eduardo Tessler, consultor internacional da Inovation Consulting. Para finalizar o evento, será servido um coquetel para os dirigentes dos jornais associados, autoridades governamentais e da comunicação.
Criada para fortalecer a comunicação impressa do Interior, a entidade teve, inicialmente, oito veículos associados. Seu primeiro presidente eleito foi Régis Conte, então diretor de "O Pioneiro", de Caxias do Sul. Hoje, a entidade é presidida por Sérgio Klafke, diretor de Conteúdo da Folha do Mate, de Venâncio Aires. Em entrevista ao Coletiva.net, ele contou que acredita na cooperação como ferramenta de desenvolvimento. "A ADI trabalhou muito neste sentido nestes 25 anos, com o sentimento de fortalecimento dos jornais através de sua representação coletiva", destacou e completou: "Isso permitiu à associação criar uma rede de compras coletiva e a realização periódica de treinamento de seus profissionais nas mais diversas áreas".
Na presidência há dois mandatos, desde 2015, Klafke disse que considera o estar na presidência como transitório, pois defende que todos os diretores dos diários associados são responsáveis pela entidade. O jornalista mencionou, ainda, que o futuro é desafiador para os jornais devido ao surgimento da internet. "Isso afeta a circulação dos diários e influencia na queda de receitas publicitárias", argumenta. Para ele, a comunicação mudou para sempre. "Não tem mais como fazer jornal do modo tradicional, só no papel. Precisamos levar a informação, com qualidade, onde o nosso leitor possa estar, seja no impresso, no computador, no celular. Enfim, em todas as plataformas. Este é o grande desafio que temos pela frente."
Dentre os objetivos traçados pela ADI-RS, estão o fortalecimento da representatividade, a busca por soluções para situações comuns, a formação de rede de compras e o treinamento de equipes. Anualmente, a entidade representativa organiza um congresso que, neste ano, será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, no hotel Continental, em Canela, também comemorativo aos 25 anos.
Conheça os jornais associados à ADI-RS:
Jornal Minuano - Bagé
Correio de Cachoeirinha - Cachoeirinha
Jornal do Povo - Cachoeira do Sul
Folha de Caxias - Caxias do Sul
Jornal Bom Dia - Erechim
Jornal de Gravataí - Gravataí
Jornal da Manhã - Ijuí
Diário da Encosta da Serra - Ivoti
O Informativo - Lajeado
Jornal Ibiá - Montenegro
O Momento - Osório
O Nacional - Passo Fundo
Diário Popular - Pelotas
Folha de Quaraí - Quaraí
Jornal Agora - Rio Grande
Gazeta do Sul - Santa Cruz do Sul
A Plateia - Sant?Ana do Livramento
A Tribuna - Santo Ângelo
Folha do Mate - Venâncio Aires

Comentários