Casa de Cinema tem documentários selecionados para festival nacional

"Quem é Primavera das Neves" e "Cidades Fantasmas" participam da Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens


Dois documentários produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre estão entre os sete longas brasileiros selecionados para o festival "É tudo verdade - 22º Festival Internacional de Documentários". Os filmes "Quem é Primavera das Neves", dirigido por Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado; e "Cidades Fantasmas", dirigido por Tyrell Spencer, integram a lista de produções nacionais inéditas a participar da Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 30 de abril, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
"Quem é Primavera das Neves" retrata a história da tradutora Eulalie Ligneul e de sua amiga de infância, a artista plástica Anna Bella Geiger. Coproduzido com a Globo Filmes, o longa conta com Ana Luiza Azevedo na direção, produção-executiva de Nora Goulart, direção de Fotografia de Alex Sernambi, edição de Giba Assis Brasil e participação da atriz Mariana Lima. O longa deve estrear nas salas comerciais em junho.
O projeto "Cidades Fantasmas", por sua vez, será lançado em dois formatos: um longa-metragem documentário em coprodução com a Globo News e uma série documental de oito episódios de 15 minutos cada,  em coprodução com o Canal Brasil. Com roteiros de Carolina Silvestrin e André Bittencourt e direção de Tyrell Spencer, o documentário conta a história de cidades prósperas que abrigaram populações inteiras e hoje estão abandonadas e consumidas pelo tempo. Esquecidas pelos mapas, o filme refaz os passos das populações de oito dessas cidades. No Brasil, estão na lista Ararapira (PR), Cococi (CE), Fordlandia (PA), Minas do Camaquã (RS) e Vila do Ventura (BA), Epecuén, na Argentina, Armero, na Colômbia, e Humerstone, no Chile.
Após as exibições dos filmes durante o evento, premiados e destaques participarão de um circuito itinerante que passará por Porto Alegre e por Brasília.

Comentários