Cinco perguntas para Aroa Khalil Suleiman

Publicitária e sócia-fundadora da Redatoria ministrou workshop a respeito da construção de narrativas nas redes sociais

Aroa | Crédito: Alexandre Alaniz


  1. Quem é você, de onde vem e o que faz?


Eu sou Aroa Khalil Suleiman, sócia-fundadora da Redatoria, empresa especializada em produção de conteúdo e marketing digital. Natural de Vacaria e formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

  1. Como se deu a escolha pela Publicidade e Propaganda?


Eu sempre fui apaixonada por escrever. Por isso, comecei a cursar Letras, cheguei a estagiar na área e percebi que não era o que eu buscava.
Depois, fiz um semestre de Jornalismo e o curso que fazia era Comunicação Social com núcleo comum com outras áreas (Relações Públicas, Produção em Mídia Audiovisual e Publicidade e Propaganda). Nesse momento, eu conheci mais sobre a Publicidade. Resolvi mudar de curso, pois imaginei que poderia expressar melhor a minha criatividade e ter mais oportunidades no mercado de trabalho.
O interessante, até engraçado, é que hoje a minha empresa possui exatamente essas três áreas do conhecimento (Publicidade, Jornalismo e Letras) como diferencial e expertise para produzir conteúdo de diferentes estilos. É uma alegria misturar tudo que sempre gostei ao lado de sócias incríveis.

  1. Por qual razão desenvolveu o workshop sobre a construção de narrativas no meio digital?


Esse workshop foi desenvolvido para ajudar marcas que estão começando a usar as redes sociais profissionalmente. É importante escolher a linguagem verbal e estética que combine com quem a marca é e para quem ela se direciona. Quando essa primeira etapa é pensada e planejada, fica mais simples identificar oportunidades e contar uma história que encante o público certo.

  1. Qual é a importância de discutir o posicionamento das marcas nas redes sociais?


Essa discussão é interessante, porque muitas marcas acreditam que há uma fórmula ou que devem se posicionar sobre todos os assuntos da atualidade, usar qualquer meme. Rever a identidade da empresa, descobrir com quem e por qual motivo ela está construindo uma narrativa é um exercício que deve ser feito e refeito para comunicar de uma forma genuína.

  1. Quais são seus planos para os próximos cinco anos?


Eu planejo expandir os serviços da Redatoria, imaginando um cenário onde o conteúdo seja cada vez mais essencial e relevante e as pessoas continuem quebrando barreiras geográficas. Também pretendo continuar aprendendo, talvez um mestrado na área da Escrita Criativa ou uma especialização em Administração. Acompanhar a dinamicidade de um mercado que se atualiza todos os dias já é um grande desafio.

Comentários