Complexidade da mente humana é abordada pelo neurocientista Bob Deutsch

Norte-americano foi o responsável pela palestra de abertura do Congresso de Estratégia Criativa

Bob Deustch
A palestra de abertura do Congresso de Estratégia Criativa 2017 coube ao Ph.D em neurociência cognitiva, antropólogo cultural e fundador da Brain Sells, Bob Deustch. Com o tema "Um novo modelo cognitivo para negócios de sucesso em tempos de mudança", a apresentação do norte-americano tratou sobre as mudanças de comportamento humano, baseado em estudos desenvolvidos ao longo de 35 anos, sobre como as pessoas se apegam às coisas e às outras pessoas.
A complexidade dos contextos reais e da mente humana, que cada vez mais inspiram estratégias para produtos, marcas e ideias, esteve no centro dos assuntos abordados por Deustch. "À medida que vou viajando pelo mundo, existe uma narrativa subjacente que hoje em dia todo mundo possui. Vamos concordar em pensar o real de nós mesmos e de cada um que está aqui", afirmou.
Para ele, a complexidade se refere ao fato de que hoje poucas coisas são diretas e simples. Utilizando-se da provocação feita através do tema desta edição do congresso, ele defende que o desafio atual está em "dar o salto com alegria e energia". Acompanhar as transformações, sejam elas para melhor ou pior, também é tarefa cada vez mais necessária. "Se Shakespeare estivesse vivo, teria que reescrever seu monólogo do ser ou não ser. Esse ou não existe mais. Hoje, vivemos o mundo do ser e não ser", argumentou.
Os sentimentos são, para ele, a melhor forma de expressar a narrativa pessoal. Para isso, citou alguns conceitos a serem seguidos, como: percepção, ser um criador de metáforas, lidar com paradoxos, arriscar-se e colaborar. "Colaborar com o acaso. Muitas coisas acontecem por acaso, porque a vida é uma fonte constante de surpresas", comentou. "A ideia é aprender, estar em contato com você mesmo. Se não tem uma narrativa, uma apreciação de você será uma bandeira no vento", acrescentou.
Na avaliação do neurocientista, o estilo de viver no automático, adotado por muitas pessoas, vai levar à doença, mas ainda há caminhos para escapar dela. "Essa pandemia pode ter fim se todas as pessoas tomarem uma posição sobre si mesmas." Conforme o palestrante, o ser humano deve buscar o que está em seu interior, com sinceridade e singularidade. "Para lidar com a complexidade e dar esse salto, você precisa passar o seu conhecimento pela peneira do ser."
Em seu trabalho, Deustch estuda perfis comportamentais de liderança em tribos, sociedades e marcas globais, e aprofunda a compreensão da natureza humana e da mente, inspirando estratégias de comunicação para agências, empresas e organizações públicas. O Congresso de Estratégia Criativa segue com palestra de Renata Lodi, com o tema "Power of music - a revolução no consumo da música" e, paralelamente, o auditório da Livraria Cultura recebe sessão de perguntas com Bob Deustch.

Comentários