Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Especiais Congresso de Estratégia Criativa 2017 Executivo do Google mostra como YouTube deu voz a uma geração

Executivo do Google mostra como YouTube deu voz a uma geração

Especialista em Estratégias de Comunicação Digital, Eitan Blanche falou sobre transformações no comportamento
Compartilhar
,

Eitan Blanche | Divulgação/Coletiva.net

Criar novos atores e personalidades, dar voz e espaço a discussões e transformar o comportamento das pessoas. Esses são apenas alguns dos movimentos verificados desde a criação do YouTube e mencionados pelo executivo de contas do Google Brasil, Eitan Blanche, último palestrante do Congresso de Estratégia Criativa, promovido pelo Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul. Especialista em Estratégias de Comunicação Digital, ele dividiu com o público uma série de números que mostram o impacto da rede social no dia a dia das pessoas e justificam uma mudança da cultura de massa para o que chamou de cultura de nicho de massa. “A voz estava segmentada dentro de poucos atores. O YouTube tem o poder de transformar essas pessoas de atores locais para atores globais”, afirmou.

A plataforma reúne 6, 8 bilhões de anos em conteúdo. Em 24 horas, 800 anos de música são assistidos no Youtube somente no Brasil, apontado como o segundo maior mercado da rede social. Nesse universo gigantesco, destacam-se personalidades como Malena, Luba e Felipe Neto, youtubers, como conhecidos ficaram conhecidos, que alcançaram entre 4 milhões e 7 milhões de inscritos em seus canais, e números entre 200 milhões e 900 milhões de visualizações.

Um indicativo da mudança de comportamento da nova geração está no fato de que 10 youtubers estão entre as 20 personalidades mais admiradas pelos jovens. “Da mesma forma que as pessoas antes queriam ser paquitas, hoje querem ser youtubers”, comparou Eitan. Outra transformação lembrada por ele está no consumo de material publicitário, já que, na plataforma, os usuários podem escolher assistir ou não aos comerciais. “As marcas não podem simplesmente entrar na casa das pessoas. Você tem que escolher. Isso muda totalmente a relação das marcas com as pessoas.”

A capacidade de alavancar discussões, como a questão da igualdade de gêneros, também representa um ponto forte da rede social. “59% dos jovens adultos inscritos em canais declaram que o YouTube mudou a forma como eles veem o mundo. É muita responsabilidade na forma como vamos falar com essas pessoas”, frisou.

Administrador formado pela EAESP-FGV, com especialização em Estratégias de Comunicação e Marketing Digital, Eitan teve passagens nas áreas Vendas e Marketing na IBM e no Grupo ETB. Desde 2012, trabalha no Google como Executivo de Contas ajudando grandes anunciantes do segmento Local (Restaurantes, Academias, Mercado Imobiliário) a desenvolver suas estratégias de marketing e tecnologia.