Exemplares da Revista Parlamento são doados ao Memorial do Legislativo

Família do ex-jornalista Jayme Keunecke entregou oito volumes encadernados com 69 edições da extinta publicação

Família de JK entrega coleção para acervo do Memorial do Legislativo | Reprodução/ALRS
A família do jornalista Jayme Ricardo Machado Keunecke, mais conhecido como JK, doou exemplares da extinta Revista Parlamento ao Memorial do Legislativo. A coleção contém oito volumes encadernados com 69 edições da publicação, publicadas entre agosto de 1970 e 1983 pela Editorial Consórcio Ltda.
Falecido em 2014, JK, além de jornalista, era comentarista e colunista político, com mais de 50 anos de carreira em diversos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e no próprio Parlamento gaúcho. Os volumes foram entregues pela viúva Marlene, pelos filhos Fernanda e Jayme, pela nora Isabella e pelo neto João Victor ao superintendente de Comunicação e Cultura da Assembleia Legislativa, o jornalista Marcelo Nepomuceno, e à coordenadora do Memorial do Legislativo, Débora Soares.
A ideia de entregar a coleção foi do jornalista e ex-superintendente de Comunicação da Assembleia, André Pereira, que era o guardião dos volumes. "Esse material é um registro de um período histórico marcante, da ditadura militar. Existe pouco material da atuação da Assembleia Legislativa gaúcha nesse período, e a Revista Parlamento traz testemunhos exatamente desse tempo", contou. Débora elogiou a doação e informou que a coleção passará a integrar de imediato a base de dados do Memorial do Legislativo, ficando, assim, à disposição de pesquisadores. Em uma segunda etapa, o conteúdo deverá ser digitalizado para ser disponibilizado via internet.
Nepomuceno agradeceu a doação da família e destacou a importância do conteúdo histórico das edições da Revista Parlamento. "As matérias e entrevistas dão a devida importância ao papel do Parlamento naquela época, e evidenciam a razão de ser do Poder Legislativo, mesmo em períodos de exceção", evidenciou.

Comentários