Mais de 50 veteranos comparecem no encontro dos jornalistas

Evento organizado por Carlos Bastos, Ibsen Pinheiro e Núbia Silveira ocorreu no último sábado em Porto Alegre

Bastos, Núbia e Ibsen | Reprodução/ Omar Freitas / Agencia RBS
O restaurante Copacabana, em Porto Alegre, vivenciou um momento histórico para dezenas de jornalistas que construíram a imprensa gaúcha. Mais de 50 profissionais veteranos se reuniram, no último sábado, 8, no encontro organizado por Carlos Bastos, Ibsen Pinheiro e Núbia Silveira. A proposta, conforme os organizadores, era juntar todos aqueles que chegaram aos 80 anos, estão pertinho deles ou ultrapassaram esta barreira.
Bem-humorado, Ibsen contou ao Coletiva.net que o trio de organizadores levou cerca de dois meses para alinhar a lista de convidados e que o resultado foi melhor do que o esperado. "Tiveram alguns intrusos de 70 anos, mas os jovens foram muito bem recebidos", destacou. A lista também precisou ser refeita, pois, conforme Ibsen, houve algumas baixas, como Adroaldo Streck, Jayme Copstein e Sampaio, que faleceram recentemente.
Dentre os presentes, Ibsen listou Ib Kern, com 98 anos; Hugo Hammes, com 91; Lucídio Castelo Branco e Ary dos Santos, ambos com mais de 90. Também compareceram Lauro Quadros, Ruy Carlos Ostermann, Walter Galvani, Antônio Goulart, o chargista Marco Aurélio, Nilson Souza, Ricardo Chaves (Kadão) e Batista Filho, atual presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI).
Sobre a data do encontro, Ibsen falou que foi uma coincidência agendarem para um dia depois do Dia do Jornalista. "Quando marcamos, não havíamos nos dado conta, mas foi um agradável acaso", frisou. Nem celulares, nem grandes discursos. O evento foi marcado mesmo pelas conversas e lembranças do tempo em que os jornalistas se encontravam casualmente na Rua da Praia. "Hoje, esses encontros casuais já não acontecem. A cidade mudou, assim como nós mesmos e nossos hábitos", disse Ibsen. Ele acrescentou ainda que, certamente, desde sua primeira edição, o encontro dos jornalistas veteranos entrou para o calendário de eventos. "Vamos repetir a dose provavelmente no ano que vem."

Comentários