O mantra é desistir das certezas, defende Luisa Martini

Chief culture officer e cofundadora da FlagCX fala sobre envolver pessoas em uma cultura disruptiva

Cofundadora da FlagCX e chief culture officer, Luisa Martini abriu a programação da tarde no Congresso de Estratégia Criativa 2017, promovido pelo Grupo de Planejamento do Rio Grande do Sul. Com o tema "Give up certainties - how to disrupt people", trouxe ao evento a experiência do Clan, unidade transformadora que desenvolve a cultura e a propriedade intelectual da FlagCX para construir novas formas de trabalho e quebrar paradigmas tradicionais de recursos humanos. "O mantra é desistir das certezas", resumiu Luisa.
Com formação em Design, Comunicação e Cinema, Luisa contou como a Cubo.cc serviu de base para o surgimento da holding FlagCX, que hoje reúne 15 empresas. A holding, segundo ela, não se define como empresa de comunicação ou agência. "A Flag surgiu a partir da Cubo.cc, mas a gente percebeu que se continuasse só com o formato Cubo, muito em breve nosso negócio deixaria de fazer sentido", explicou. "Nossa vida é a nossa marca e a gente tem que fazer a nossa estratégia", afirmou. Já o Clan tem a missão de trazer o estado natural de adaptação dos profissionais à cultura disruptiva da empresa.
Com um total de 2 mil profissionais, entre o que chama de amigos e comunidade, a Flag criou uma série de programas para garantir que sua cultura seria propaganda a todos. "A Flag é caracterizada por trazer a disrupção em tudo que a gente faz. Mas como faz isso nas pessoas, se são elas que vão fazer essa empresa acontecer?", instigou Luisa. Conectividade, transparência e pluralismo foram alguns pontos que orientam as relações da empresa.
Na Flag, há cinco meses, os profissionais não contam mais com um espaço físico empresarial, o que, de acordo com Luisa, provocou estranheza inicialmente. "As pessoas acham que nós temos que oferecer um local de trabalho. O nosso formato é outro", contou. Na próxima semana, no entanto, será lançado um local de encontro. Testar modelos é parte do dia a dia da Flag.
O Congresso de Estratégia Criativa segue no Teatro do Bourbon Country e deve receber, ao longo do dia, cerca de 800 pessoas.

Comentários