Para VP de Mercado da RBS, produção de conteúdo deve respeitar a jornada do consumidor

Marcelo Pacheco palestrou sobre "O valor da transformação", no Congresso de Estratégia Criativa

Marcelo Pacheco | Divulgação/Coletiva.net
Adaptar a produção de conteúdo à jornada do consumidor é tarefa urgente para as empresas de Comunicação. A defesa é do vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, ao falar para um público de cerca de 800 pessoas, durante o Congresso de Estratégia Criativa, no Teatro do Bourbon Country. Para ele, conhecer as necessidades do consumidor é essencial, especialmente quando se vive em um mundo de transformação. Foi justamente com essa proposta que o grupo criou o aplicativo Pelas Ruas. "A gente produz conteúdo para informar e transformar a vida das pessoas. O aplicativo poderia estar em qualquer grande cidade e está em Porto Alegre."
As oportunidades proporcionadas a partir da conexão entre pessoas e empresas também foram abordadas por ele. "Quando você busca conexão com outras pessoas, pode fazer coisas muito maiores", ressaltou. Ele destaca que o Grupo RBS, mesmo sendo uma empresa de comunicação tradicional, faz TV, rádio, jornal e mobile, e está pronta para outras possibilidades. "A gente pode se conectar com outras empresas, com capacidade de produção diferente para fazer mais do que estamos fazendo no status quo das nossas empresas", reforçou.
O executivo lembrou que o surgimento da TV e, posteriormente, do VHS, fizeram com que muitos questionassem a permanência do cinema, e confrontou com a notícia de que a bilheteria mundial bateu recorde de arrecadação em 2016. Tudo para mostrar o quanto o consumo de conteúdo está vinculado à jornada do consumidor.
Conforme ele, é preciso compreender o momento de convergência e ter muito cuidado na tomada de decisões. "O mundo é feito de ondas e a gente precisa aprender nas nossas empresas a surfar essas ondas", afirmou, acrescentando em seguida: "É importante conhecer o propósito da empresa e a jornada do consumidor. Só assim vamos conseguir fazer com que nossas empresas cresçam de forma antenada com o consumidor e rentável".
Formado em Engenharia Eletrônica no Instituto Mauá de Tecnologia, Pacheco tem pós-graduação em Marketing pela ESPM e participou de diversos programas internacionais de formação em gestão, estratégia e inovação. Somando 16 anos em posições de alta gestão em áreas de Vendas, Marketing e Desenvolvimento de Negócios, Marcelo foi executivo do Grupo Abril, da ESPN e, até o fim de 2016, atuou como diretor de Negócios do Facebook Brasil. Foi indicado duas vezes ao Prêmio Caboré, na categoria Profissional de Veículo, nos anos de 2009 e 2012.

Comentários