Tombamento imaterial da TVE e da FM Cultura pauta Audiência Pública

Encontro será promovido pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 12, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Alegre irá realizar uma Audiência Pública pelo tombamento imaterial da TVE e da FM Cultura. A iniciativa é de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT) e o encontro ocorrerá às 19h, no Plenário Otávio Rocha (Av. Loureiro da Silva, 255, no Centro Histórico).
Com a proposta, Sofia sugere o tombamento da Fundação Cultural Piratini como patrimônio cultural e imaterial do Município, devido à sua extinção, aprovada em dezembro de 2016. A vereadora apresentou PLL 038/17 no Legislativo Municipal, que "busca salvaguardar o patrimônio cultural do Rio Grande e de Porto Alegre, que sofre um processo de extinção sem debate com a sociedade", conforme Sofia.
"Mesmo no período da Ditadura Militar, da censura, a TVE sempre esteve presente na cobertura de debates e manifestações políticas, sociais e culturais. Os artistas locais sempre tiveram na TVE e na FM Cultura espaços para a divulgação de seu trabalho, seja na área da música, do teatro, do cinema, da dança, das artes visuais e da literatura", salienta a parlamentar.
O presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., reforçou, em entrevista ao Coletiva.net, que a entidade não foi convidada para participar da audiência. Ele salientou, também, que as emissoras e seu patrimônio histórico não correm risco algum. "Já garantimos publicamente a permanência em atividade das duas emissoras, com seu caráter público. A TVE e a FM Cultura já estão salvas. Quem quer ajudar, deve contribuir com ideias e projetos construtivos, não com ações claramente de interesse partidário e corporativo", declarou.

Comentários