Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Academia Acervo do cartunista SamPaulo é doado à PUC

Acervo do cartunista SamPaulo é doado à PUC

Entrega será oficializada pela família na próxima segunda-feira
Compartilhar
,

 

Cartunista SamPaulo | Reprodução

O acervo do cartunista gaúcho Paulo Gomes de Sampaio, conhecido como SamPaulo, será doado para a PUC. A entrega do patrimônio será feita por familiares do artista na próxima segunda-feira, 15, em solenidade marcada para as 14h, no Espaço de Documentação e Memória Cultural da Universidade (Delfos), localizado no 7º andar da Biblioteca Central Irmão José Otão (Av. Ipiranga, 6681 – Partenon).

A família será recebida pelo reitor da instituição, Ir. Evilázio Teixeira, pelo coordenador-geral do espaço, Luiz Antonio de Assis Brasil, e pelo coordenador-executivo Ricardo Barberena. Materiais do acervo estarão expostos no local durante o evento, que é aberto ao público, e ficarão disponíveis para pesquisas.

Além de materiais publicados ao longo da carreira, o acervo conta com desenhos produzidos na infância pelo artista, catálogos, livros de referências visuais, fotos e documentos pessoais. A iniciativa da doação partiu da viúva, Eneida Sampaio, e da sobrinha Maria Lucia Pereira de Sampaio. “Consideramos que seria a melhor forma de preservá-lo e, ao mesmo tempo, possibilitar sua consulta”, conta Maria Lucia.

Nascido em Uruguaiana, em 1931, SamPaulo iniciou sua carreira no extinto jornal Clarim, de Porto Alegre, quando adotou o pseudônimo. Trabalhou na Revista do Globo e nos jornais Diário de Notícias, Folha da Tarde, Correio do Povo, Folha da Manhã e Zero Hora. Na TV Piratini, dos Diários Associados, desenhava ao vivo no programa semanal ‘SamPaulo e seus bichões’. Em 1966, criou o Sofrenildo, seu personagem mais famoso. Entre os livros publicados estão ‘De Pedro a Collor’, ‘Os pecados da língua’ (com Paulo Ledur, em quatro volumes) e ‘Sofrenildo, até um dia’. SamPaulo faleceu em 1999.