Cinco perguntas para Debora Lapa Gadret

Jornalista assumiu a coordenação do curso de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre

Débora Lapa | Dyessica Abadi


  1. Quem é você, de onde vem e o que você faz?


Meu nome é Débora Lapa Gadret, nasci e cresci em Porto Alegre. Sou jornalista diplomada, doutora em Comunicação e Informação pela Ufrgs, professora universitária e coordenadora do curso de Jornalismo da Unisinos, em Porto Alegre.

  1. Como se deu a escolha pelo Jornalismo?


Uma conjunção de fatores me levou a prestar vestibular para Jornalismo. Sempre gostei muito de televisão. Acompanhava o Jornal Nacional com a minha mãe quando criança, ali no período das primeiras eleições diretas após a Ditadura Militar. Ela fazia questão de me dizer que não deveria acreditar em tudo o que via na telinha. Então, cresci fazendo crítica da mídia e com a curiosidade sobre como são feitas as notícias. Na hora de prestar vestibular, surgiam sempre duas opções: Jornalismo e Letras, pois gostava muito de aprender outras línguas e de poder ensinar. Ou seria professora ou seria jornalista. O fato é que eu queria poder fazer diferença no mundo, de alguma forma. O Jornalismo falou mais forte, mas no final das contas me tornei uma jornalista-professora.

  1. O que significa na sua carreira ser coordenadora de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre?


Assumir o cargo de coordenação representa, para mim, um grande reconhecimento dos colegas e da instituição do trabalho que eu venho fazendo dentro e fora de sala de aula nos últimos anos. Ao finalizar o mestrado, em 2011, eu escolhi ser professora e me dedicar à vida acadêmica. É uma grande conquista, mas também uma enorme responsabilidade, que eu assumo com dedicação e compromisso. Sou muito grata pela confiança.

  1. Quais seus objetivos à frente da coordenação?


Meu maior objetivo, alinhado com os propósitos da Universidade, é trazer também para Porto Alegre o reconhecimento que o curso de Jornalismo de São Leopoldo já possui no mercado, pela sua longa trajetória e excelente qualidade. O jornalismo da Unisinos já formou profissionais de renome não apenas no Estado, mas também nacionalmente. Trazemos toda essa reputação ao curso de Porto Alegre, com um corpo docente extremamente qualificado e uma infraestrutura de ponta, para formar novos jornalistas, que tenham a ética e os princípios humanistas como guias. Essa semente já foi plantada há alguns anos aqui na capital e já temos alunos formados, inclusive. Buscamos agora dar visibilidade a esta iniciativa de oferecer o curso de Jornalismo da Unisinos, que é pela quarta vez a melhor graduação privada do Brasil, aqui em Porto Alegre.

  1. Quais seus planos para os próximos cinco anos?


Neste momento, meu foco está voltado para a coordenação do curso, mas, paralelamente, pretendo investir em publicações sobre a minha tese de doutorado, que defendi no ano passado, sobre emoção na reportagem de televisão. Sou apaixonada pela docência e pela pesquisa em Jornalismo e Audiovisual, e vou continuar dedicando meus esforços a isso. Há espaço para a construção de projetos no eixo ensino, pesquisa e extensão, e pretendo colaborar neste sentido.

Comentários