Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Notícias Colunistas de Política contam experiências de cobertura do cenário atual

Colunistas de Política contam experiências de cobertura do cenário atual

Jornalistas responsáveis pelos textos da editoria compartilharam com Coletiva.net mobilização frente aos últimos fatos
Compartilhar
,

A fim de entender como os colunistas de Política de jornais de Porto Alegre estão elaborando seus textos com base nos últimos fatos que envolvem a política nacional, Coletiva.net entrou em contato com quatro profissionais de diferentes veículos. André Machado, da Band RS; Edgar Lisboa, do Jornal do Comércio; Rosane de Oliveira, de Zero Hora; e Taline Oppitz, do Correio do Povo; compartilharam com a nossa equipe suas experiências de cobertura do cenário político atual.

André Machado, que escreverá uma coluna diária para o Metro Jornal diretamente de Brasília, informou ao portal que seu objetivo é levar para o público gaúcho um locar local sobre este momento critico que o País está vivendo. “Minha vinda para a capital nacional mostra a disposição da Band em oferecer mais qualidade para ouvintes, leitores e telespectadores, levando um olhar próprio do Estado sobre crises que nos dizem respeito e que têm desdobramento fora do Rio Grande do Sul”, contou, ao explicar que também está fazendo a cobertura para as rádios e TV do grupo.

Também situado em Brasília, o colunista Edgar Lisboa alimenta a coluna diária no JC sobre o tema. Sobre a grande quantidade de informações que estão circulando a todo momento, o articulador disse que está muito difícil acompanhar. “Tudo muda. É preciso ter muito cuidado e estra bastante atento para não cair na especulação. É um momento de reflexão”, defende e argumenta: “Prefiro esperar para ter a informação mais concisa do que publicar algo errado, pois nós, enquanto formadores de opinião, influenciamos os leitores e isso reflete nas suas opiniões também”, disse em conversa com o portal.

Rosane de Oliveira, por sua vez, contou à nossa equipe que, no momento em que foi anunciada a existência da gravação do dono do frigorífico JBS e do presidente Michel Temer, ela estava prestes a iniciar uma palestra na Uniritter. “Foi muito interessante, pois, em vez de falar sobre a profissão, consegui mostrar na prática como funciona o Jornalismo”, falou. Ela contou, ainda, que a sequência de ‘notícias bomba’ faz com que o tema da coluna mude a qualquer momento. “É uma descarga de adrenalina constante.”

Para construir a coluna de Política no Correio do Povo, Taline Oppitz informou ao portal que precisou mudar o hábito de escrever cedo o texto e passou para  mais tarde a produção. A análise das notícias que chegam a cada minuto também se tornaram rotina para a jornalista. “Vejo as que são mais importantes e que, embora já tenham passado, ainda geram impacto e são factuais.” Ela mencionou, ainda, que as substituições são regulares: “Pode mudar a toda hora.”