Jornalista da TVE pode ser suspenso por 30 dias por comentário no Facebook

Decisão final dependerá de recurso apresentado por Alexandre Leboutte em até cinco dias


O jornalista Alexandre Leboutte, da TVE, poderá ser suspenso das suas atividades da emissora por 30 dias. A decisão foi tomada pelo presidente da Fundação Piratini, Orestes de Andrade Jr., após uma Comissão de Processo Administrativo Disciplinar apurar se houve falta funcional por parte do servidor que chamou o gestor de mentiroso em uma postagem no Facebook. O jornalista tem cinco dias úteis para recorrer da decisão.
Em entrevista ao Coletiva.net, o presidente da Fundação Piratini disse que acatou a sugestão da comissão - composta pelos servidores Cláudio Robles Nascimento, Luiz Gustavo da Rosa Moraes e Marcelo Vasconcelos da Silva - de afastar o funcionário que atua na casa há 15 anos. "Entendo que esta seja uma punição exemplar e adequada", destacou, ao mencionar que o departamento jurídico da entidade levantou a possibilidade de demissão por justa causa de Leboutte e de outros seis funcionários que curtiram a publicação. A estes, Orestes deu uma advertência por escrito.
A redação do portal tentou contato com o servidor que, por sua vez, não quis se pronunciar. Sobre o fato, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), Milton Simas, disse à nossa equipe que a decisão é absurda. "Punir um servidor público por 30 dias demonstra o modo de agir do atual do governo, que, além de destruir a comunicação pública, mandou colocar um jornalista em pleno exercício da profissão na cadeia. A decisão interferirá na vida laboral do Leboutte, como férias, vencimentos, e outros benefícios previstos em lei", manifestou-se.
Segundo notícia publicada pelo Jornal Já, Leboutte recorreu da punição por considerá-la exagerada e pediu apenas uma advertência. Sobre o recurso, Orestes confirmou que ainda não recebeu nenhuma informação oficial.
Leia mais:
Comissão apura falta funcional de jornalista da TVE por comentário no Facebook

Comentários