Papel dos jornais junto à sociedade é pauta em seminário da ADI

Evento voltado para capacitação de dirigentes e profissionais dos veículos associados ocorreu nesta semana

Presidente da ADI, Sérgio Klafke | Divulgação
O futuro e os desafios dos jornais pautaram o seminário realizado pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindijore/RS) e Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS), nesta semana, em Porto Alegre. O jornalista Eduardo Tessler e o consultor de empresas e Comunicação Chus Del Rio compartilharam a realidade do mercado da Comunicação, os caminhos para a sobrevivência do impresso e as ferramentas digitais para o Jornalismo de qualidade e com engajamento de audiência.
No encontro, que ocorreu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, os profissionais destacaram a importância dos veículos conhecerem a própria audiência para oferecerem conteúdo com qualidade e relevância. "É preciso um estudo de audiência. O segredo é sermos relevantes para a comunidade", salientou Tessler, que ainda defendeu a necessidade de os jornais se reinventarem e se recolocarem no mercado como produtores de conteúdo. "Não somos empacotadores de notícia em papel. O papel é uma das formas de levar a informação."
Os dois palestrantes sugeriram a presença das empresas na comunidade com atuação de forma participativa com a audiência. "Os jornais precisam assumir causas e serem úteis para as pessoas", frisou Tessler. "Temos que nos colocar na pele da nossa audiência", completou Del Rio. Durante o seminário, os palestrantes mostraram exemplos de empresas de Comunicação que estão ampliando o engajamento, o número de assinantes e usuários e até de faturamento, através da criação de novos produtos, tanto impressos quanto digitais.
No evento foram celebrados os 25 anos de fundação da ADI/RS, completados em 27 de abril. Um coquetel reuniu dirigentes dos jornais associados, fundadores da entidade, ex-presidentes e convidados. O secretário de Estado da Comunicação, Cleber Benvegnu, falou sobre a postura da instituição. "Uma entidade que sempre esteve presente quando o Estado precisou." Para ele, os veículos estão passando por um dos momentos mais desafiadores da história.

Comentários