Repórteres de rádio estão mobilizados na cobertura da política nacional

Emissoras se organizam para informar ouvintes em tempo real sobre acontecimentos de Brasília

Reprodução
As emissoras de rádio de Porto Alegre estão atentas aos acontecimentos de Brasília e se mobilizam para levar a notícia de forma rápida e dinâmica aos ouvintes. Em entrevista ao Coletiva.net, os gestores das emissoras Radioweb, Band, Guaíba e Gaúcha afirmaram que os últimos acontecimentos de Brasília modificaram o dia a dia das equipes.
De acordo com o coordenador de rádios online da Radioweb, Cristian Pheola, a estação conta com o trabalho do repórter Hiury Wdson, que envia informações diretamente de Brasília. Além dele, as rádios Medianeira de Santa Maria; Universidade, de Pelotas; e Santo Ângelo, da cidade homônima, acrescentam boletins que são publicados no site da rádio. "Toda a nossa equipe, seja de qualquer editoria, está reforçando as matérias com pautas de conteúdos políticos", contou Pheola ao portal.
A Radioweb também abastece a Guaíba com informações enviadas por Wdson desde Brasília. A emissora do Grupo Record enviou o correspondente Fábio Marçal para reforçar a equipe. Segundo o gerente-geral da emissora, Nando Gross, por enquanto, a emissora trabalha com pautas dentro da programação normal. "Quando há uma informação importante a ser anunciada, o Plantão Guaíba Especial entra ao vivo, em meio ao programa que estiver no ar, seja ele esportivo ou cultural, e a política ganha espaço", destacou à redação.
A Band enviou ao Congresso Nacional o jornalista André Machado especialmente para cobrir os episódios políticos. Segundo o gerente de Jornalismo da rádio, Guilherme Baumhardt, a emissora está com um estúdio avançado com programação ancorada na capital nacional. André Machado entra ao vivo nas programações do Jornal Gente e BandNews Meio Dia. A redação também se alimenta com informações da rede nacional. "A programação é definida conforme os acontecimentos, dando prioridade à repercussão dos pronunciamentos, podendo derrubar outras atrações, como, por exemplo, as esportivas", explicou Baumhardt.
Kelly Matos é a enviada da rádio Gaúcha para Brasília, onde se uniu a Carolina Bahia. A repórter envia informações sobre os acontecimentos do Congresso em tempo real para a emissora local. De acordo com o repórter e apresentador do Gaúcha Atualidades, Daniel Scola, toda a equipe está mobilizada desde a última quarta-feira, 17, quando tudo começou. "A Gaúcha está aplicando todo o esforço para explicar aos ouvintes e contextualizar o que está acontecendo na política do Brasil", disse. Os repórteres Matheus Schuch e Suzana Pires, já residentes em Brasília, completam o time que atua diretamente da capital nacional. Em Porto Alegre, o comentarista Claudio Britto está responsável pelos assuntos jurídicos, e toda a repercussão política está por conta de Rosane de Oliveira.
Leia mais:

Em nota, ARI salienta papel da imprensa na democracia

Jornais fazem força-tarefa para cobrir política nacional

Comentários