Versão da hora

Gazeta do Povo apresenta plataforma mobile com foco de conteúdo 100% digital

A Gazeta do Povo, jornal do grupo paranaense de comunicação GRPCOM, é o primeiro jornal do mercado editorial brasileiro feito originalmente para plataformas móveis, baseado no conceito mobile first, com diretriz em jornalismo de impacto. A partir de 1º de junho, a frente do veículo passa a ser o subscriptions first, no qual as assinaturas tornam-se a principal fonte de receita. A novidade foi desenvolvida em parceria com a empresa italiana de software EidosMedia, que fez um upgrade no sistema de gestão de conteúdo com uma versão mais atual de Enterprise Content Management and Publishing Solution.
Para a diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM - grupo do qual o veículo faz parte -, Ana Amélia Filizola, escolher as soluções Méthode é um indicador de que a Gazeta do Povo está seguindo a tendência dos principais grupos de mídia no mundo. "Somos a primeira plataforma da América Latina a recriar o jornalismo de impacto e pensar no mobile se adaptando ao desktop em todo o processo de confecção da notícia", conta. "Estamos empenhados em recriar o jornalismo com o suporte tecnológico e estar na vanguarda dos grupos de mídia", encerra comentando sobre a parceria com a Edios.
Nesse novo modelo editorial, não só o consumo, mas a produção da notícia será essencialmente a partir de celulares. Os jornalistas da Gazeta escreverão suas matérias e as publicarão na plataforma digital do jornal a partir de seus dispositivos móveis, preferencialmente, invertendo a lógica de consumo de conteúdo geralmente utilizada pelos veículos jornalísticos na Internet: o site originalmente construído para celular será responsivo para a tela do computador.

Comentários