"A quarta revolução" foi tema norteador no último encontro do Punch

Sessão final do circuito de palestras sobre inovação teve a presença de PC Dias e Alessandro Jacoby

Última noite do Punch, iniciativa do Black Sheep Project
Mais de 30 pessoas participaram da última noite de debates do Punch - evento organizado para discutir inovação e modelo de negócios -, no Espaço Voz, localizado dentro do Shopping Total, em Porto Alegre, na noite desta quarta, 21. A iniciativa do Black Sheep Project, comandada por João Ramos e Wayner Bechelli, trouxe para o público presente uma série de discussões sobre a transformação da criatividade e descentralização de poder na "quarta revolução". Os expositores da vez foram PC Dias e Alessandro Jacoby.
Sob o gancho "A revolução criativa", o primeiro falou sobre a iminência de um processo de transformação pelo qual esta indústria passa atualmente. Afirmou que revolução é a sucessão de acontecimentos motivados pelo impacto de novas tecnologias. PC disse acreditar que o mundo passou pela revolução do vapor, da eletricidade e das máquinas, e a quarta se baseia em uma mudança nos métodos de comunicação e criatividade.
O debatedor encarregou a plateia de uma tarefa: desenhar o colega ao lado em 30 segundos. O intuito era testar a predisposição das pessoas a aceitarem desafios criativos. Segundo ele, "a criatividade está entre as qualidades mais procuradas e menos encontradas", já que à medida que se desenvolve o convívio social, são criadas barreiras. A partir de um teste da Nasa apresentado pelo profissional, foram mostrados dados de estudo como 95% das crianças de até cinco anos eram consideradas altamente criativas. Aos 15 anos, só 12% deles eram classificados da mesma forma. O publicitário afirmou que a tecnologia ajuda a potencializar um processo inverso de evolução quando lembra do atual papel da escola. "Vivemos uma época em que estamos humanizando as máquinas e robotizando os homens", ponderou.
Encerrando a noite de debates, o consultor estratégico de mercado e inovação e diretor de Criação da Escala, Alessandro Jacoby, falou sobre o tema "Reprogramando o mindset - Por que alguns dilemas da inovação ainda não estão resolvidos?". Na explanação, o publicitário detalhou  questões sobre cenários mercadológicos e trouxe para o público debates sobre a descentralização de poder e desafios para acelerar mudanças. Segundo Jacoby, não há apenas um dilema quando se fala de transições na Comunicação. "Vivemos um "polilema", por conta da nossa incapacidade de absorver o movimento da inovação", concluiu.
Leia mais:
Cofundador do Black Sheep diz que o mundo está sendo hackeado

Comentários