Cinemateca Capitólio recebe Festival de Roteiro Audiovisual em julho

Quinta edição do evento reunirá debates e workshops voltados a profissionais e interessados por cinema e televisão

A quinta edição do Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre (Frapa) tem data marcada. O encontro ocorrerá na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085) entre os dias 4 e 7 de julho e reunirá debates e workshops voltados a profissionais e interessados por cinema e televisão, além de concurso de roteiro, rodada de negócios e mostra competitiva de curtas. Com realização da Coelho Voador e da Epifania Filmes, o festival tem direção de Leo Garcia e produção-executiva de Mariana Mêmis Müller.
O principal destaque desta edição é a presença de James V. Hart, roteirista de "Drácula de Bram Stoker", de Francis Ford Coppola; e de "Hook - A Volta do Capitão Gancho", de Steven Spielberg; que ganharão sessões comentadas na Cinemateca. Também estão confirmados nomes como Aly Muritiba ("Para Minha Amada Morta"), Júlia Murat ("Pendular"), Juliana Rojas ("Trabalhar Cansa"), Lucas Paraizo ("Gabriel e a Montanha"), Luiz Bolognesi ("Uma História de Amor e Fúria") e Yasmin Thayná ("KBELA"). Para a Mostra Competitiva de Curta-Metragens do Frapa, foram selecionadas 14 obras de 116 filmes de 21 países diferentes que concorrerão aos prêmios de Melhor Roteiro, Melhor Personagem, Melhor Final e Melhor Título.
Sobre a quinta edição, Leo Garcia acredita que a produção está alcançando a maturidade do festival. "A cada ano, entendemos melhor o que o nosso público deseja, assim como os nossos próprios objetivos. Abordaremos assuntos pertinentes à profissão do roteirista, como os processos de criação, diversidade e mercado", resume o diretor que é roteirista de longas como "Legalidade" e "Depois de ser Cinza", ambos rodados neste ano em Porto Alegre. Ele acrescenta que o Frapa é o lugar onde o roteirista deve estar, "seja para aprender, ensinar, tirar o projeto do papel, fazer networking e encontrar novos parceiros".
Informações, inscrições e a programação completa podem ser encontradas no site http://frapa.art.br ou pelo e-mail [email protected].

Comentários