Da Rússia, enviado da RBS acompanha preparativos para Copa de 2018

Eduardo Gabardo produz reportagens para rádio Gaúcha e Zero Hora diretamente de Moscou

Gabardo no estádio Luzhniki em Moscou | Divulgação/RBS
O repórter Eduardo Gabardo, do Grupo RBS, chegou neste domingo, 11, em Moscou, na Rússia, para mostrar os preparativos do país que sediará a Copa do Mundo de 2018. A um ano do mundial, o enviado está acompanhando a movimentação dos estádios e das cidades e as instalações da Fifa para a abertura da Copa das Confederações, que ocorrerá no próximo final de semana. Com retorno marcado para o próximo dia 15, ele produzirá reportagens para a rádio Gaúcha, Zero Hora e sites do grupo.
Com a experiência de ter vivido o Rio de Janeiro pré-Copa, Gabardo traça um paralelo entre as preparações no Brasil e na Rússia. Em texto, foto e vídeo, o repórter mostra como estão os aeroportos, o atendimento ao turista, o trânsito, os estádios e o acompanhamento das seleções que chegam para a disputa que se iniciará no dia 17 de junho.
O jornalista circulará por locais históricos de Moscou para captar o sentimento dos russos em relação ao evento e sobre a vida no país, passando por questões como política e custo de vida. Também irá ao estádio de Luzhniki, sede da Olimpíada de 1980, que está na fase final de reformas para receber as cerimônias de abertura e encerramento.
Gabardo disse que o objetivo é fazer algo parecido com o trabalho realizado no Rio de Janeiro, onde passou quase dois anos acompanhando diariamente a rotina de transformação da cidade, com obras, protestos, expectativa, até o momento da chegada dos turistas. "Em 2014, chamamos o projeto de "No Coração da Copa", pelo fato de a capital carioca ser a principal sede. Agora será a vez de Moscou, com seus 11 milhões de habitantes, virar o centro das atenções", disse, e completou: "Quero apurar todas aquelas questões polêmicas que acompanhamos no Brasil, como o uso do dinheiro público nos estádios e as famosas obras de legado. Em 2014, aprendemos que Copa do Mundo é bem mais do que só futebol, agora vamos conferir de perto o que a Rússia está fazendo para 2018", relata.
 

Comentários