Diferença é o que torna as pessoas únicas, diz publicitário

José Luiz Martins usou o bom humor para instigar a reflexão do público

Crédito: Clarissa Menna Barreto

O segundo palestrante do painel "Diferença que sempre fez a diferença" foi o redator e roteirista José Luiz Martins, que usou do bom humor para falar sobre diferença. "Fui convidado para participar desse painel porque sou uma pessoa diferente. Vocês devem ter percebido uma diferença muito sútil, falta uma coisa em mim. Para os que não perceberam, vou ajudar: estou perdendo cabelo", brincou, após se dirigir ao microfone com o auxílio de muletas.

Deficiente físico, ele contou um pouco da carreira que passa por agências como Young & Rubican, Neogama e Africa, e que lhe rendeu premiações em festivais como Cannes Lions, One Show, FIAP, Festival de Londres e Clio Awards. Martins contou que viu o mercado evoluir e tornar-se mais maduro, enquanto a pressão pelo resultado a curto prazo foi crescendo. Nesse contexto, a pesquisa de mercado tornou-se uma ferramenta ainda mais valorizada, no entanto, ainda há equívocos ao realizá-la. "As empresas, em vez de pensar como o consumidor pensa, tentam descobrir o que o consumidor quer. Esse é o principal erro na pesquisa de mercado", argumentou.

O publicitário e humorista também defendeu a diferença como o elemento que torna pessoas e marcas únicas. "A diferença é mais arriscada, mas é ela que nos torna únicos. Sejam sinceros. Quantas pessoas vocês já viram iguais a mim?", brincou com a própria condição. "Quando você for igual a outras marcas, deixa de ser relevante. O que sugiro é que cada um pegue a sua diferença e a transforme em algo que o torne único", acrescentou.

Martins começou a fazer stand up, em 2007, quando trabalhava como diretor de Criação na agência Africa. "Fui aprendendo que as duas indústrias (publicidade e entretenimento) eram parte de um mesmo hub", contou. Hoje, ele desenvolve projetos de conteúdo. Como roteirista, escreveu dois curtas-metragens para o Festival do Minuto (Só Muda de Endereço e Vida Dura) e um programa infantojuvenil para a TV Cultura (em produção). Além disso, está desenvolvendo um longa-metragem e uma série documental para TV.


Comentários