Diretor do Google aborda papel do erro na criação

Vinicius Malinoski também falou sobre prototipação

Crédito: Clarissa Menna Barreto/PUC
Segundo convidado do painel "Comportamento que faz a diferença", diretor criativo do Google, Vinicius Malinoski, falou sobre o papel do erro no processo criativo, sustentando que o medo de cometê-lo, muitas vezes, faz com que as pessoas sigam repetindo fórmulas. O palestrante, que contou também ser tenista e músico, exemplificou com o caso da guitarra. O instrumento foi desenvolvido para ser um violão mais alto, mas um erro causou a distorção. "Se pensarem no som do rock, é basicamente o da guitarra distorcida."
O valor da prototipação, manifestação física da ideia, também foi abordado por Malinoski. Assim como o erro, este é mais um elemento comum na cultura dos engenheiros, mas não precisa se ater a ele. "É importante absorver o erro como parte do processo criativo." Um universo que funciona neste formato e ganha cada vez mais relevância é o dos youtubers. "Para muitos, eles são celebridades, canais de mídia e até televisão, mas pouca gente vê essas pessoas como criadores", atentou.
O processo de criação de conteúdo dos youtubers, destacou Malinoski, foi adaptado aos poucos, ainda assim a percepção que a sociedade tem desses profissionais, muitas vezes, é relacionada à imagem de uma garota que produz vídeos caseiros, tendo o quarto como cenário. Entretanto, isso mudou. Para ilustrar, citou a youtuber Dani Nocce, que produz quatro vídeos por semana e acumula 155 milhões de visualizações em seu canal. "A qualidade dela não perde para grandes produtoras", comentou.
Na análise dele, youtubers criaram um formato de conteúdo que se relaciona muito bem com seus públicos. "Pense primeiro nas pessoas: mais do que as pessoas querem, menos do que os anunciantes precisam dizer", sugeriu.

Comentários