Executivo do Facebook apresenta estratégia e valores da rede social

Renato Domingues falou sobre o esforço da rede social em tornar o mundo mais aberto

Renato Domingues | Divulgação/Coletiva.net
Comportamento e compartilhamento foram abordados pelo líder de negócios do Facebook, Renato Domingues, em painel durante o Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O executivo revelou um pouco da estratégia da rede social, constantemente citada quando se fala de transformações comportamentais. Para contextualizar, exibiu dados que apontam o verdadeiro responsável por essa mudança, os celulares e smartphones. "A grande mudança de comportamento não foi o Facebook que gerou. São 4,4 bilhões de celulares ativados no mundo, sendo 2,4 bilhões desses smartphones. Estes são os responsáveis", avaliou.
Segundo Domingues, a empresa tem por missão tornar o mundo mais aberto, ao dar às pessoas a oportunidade de compartilhar. Atualmente, cerca de 1,9 bilhão pode se relacionar com pessoas, empresas e causas no Facebook. No Brasil, 117 milhões compõem a comunidade mensal da rede social e 87 milhões de brasileiros acessam a plataforma por dia. "Você pode ter toda estratégia, mas se não estiver conectada aos pilares da empresa, ela não acontece", pontuou, ao apresentar alguns valores da empresa.
Nesse quesito, "seja ousado" foi o primeiro ponto destacado, seguido de "seja aberto". "No Facebook, as pessoas são sempre incentivadas a apresentar diferentes pontos de vista", relatou. A importância de colocar ideias em teste e mensuração foi lembrada através dos atributos "Movimente-se rápido" e "Foque no impacto". O último ponto do levantamento foi "Construa valor social". "O futuro pertence a quem está disposto a colocar a mão na massa", considerou. Antes de encerrar, convidou os estudantes presentes, que tenham identificação com os valores do Facebook, a participarem do programa de estágio da empresa, que abrirá em agosto.

Comentários