Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Especiais 21º FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO Integrantes do Pretinho Básico apresentam tendências do SXSW

Integrantes do Pretinho Básico apresentam tendências do SXSW

Proposta de Artur Gubert e Luciano Potter era apontar possibilidades para fazer diferença
Compartilhar
,

Crédito: Richard Moura

Com o objetivo de apontar aos profissionais e estudantes de Comunicação as possibilidades para fazer a diferença no mercado de trabalho, Artur Gubert e Luciano Potter compartilharam as tendências aprendidas no festival SXSW, que ocorre no Texas, nos Estados Unidos. Em tom informal e descontraído, os integrantes do Pretinho Básico da rádio Atlântida, do Grupo RBS, aproveitaram para falar a respeito das falsas notícias no centro de feira e eventos Serra Park.

No painel ‘Conexão Texas-RS’, Potter disse que a discussão das notícias falsas é fundamental para mostrar para a sociedade o papel do Jornalismo no processo de verificação de informações. “As fake news vieram para nos salvar”, ressaltou. Para complementar a fala do colega de emissora, Artur apresentou dados, reforçando a atenção com que os cidadãos devem tratar o assunto. “Seis em cada 10 pessoas não conseguem identificar uma notícia falsa”, afirmou, enfático, e acrescentou que “destas quatro, uma a compartilha”.

Além disso, mostraram outras possibilidades para produção de conteúdo, bem como formatos para chamar a atenção da audiência. Usando como referência o site Buzzfeed e o projeto LaUrna, da RBS, Potter destacou o casamento entre informação, prestação de serviço e entretenimento. “É mais fácil de ser vendido e aceito pelo público, porque é mais leve devido à roupagem de entretenimento”, defendeu o modelo.

Artur também mencionou o crescimento no consumo de gifs pelos usuários de redes sociais. Segundo o comunicador, mais de cinco milhões são compartilhados diariamente pelo Facebook Messenger.