Integrantes do Pretinho Básico apresentam tendências do SXSW

Proposta de Artur Gubert e Luciano Potter era apontar possibilidades para fazer diferença

Crédito: Richard Moura
Com o objetivo de apontar aos profissionais e estudantes de Comunicação as possibilidades para fazer a diferença no mercado de trabalho, Artur Gubert e Luciano Potter compartilharam as tendências aprendidas no festival SXSW, que ocorre no Texas, nos Estados Unidos. Em tom informal e descontraído, os integrantes do Pretinho Básico da rádio Atlântida, do Grupo RBS, aproveitaram para falar a respeito das falsas notícias no centro de feira e eventos Serra Park.
No painel "Conexão Texas-RS", Potter disse que a discussão das notícias falsas é fundamental para mostrar para a sociedade o papel do Jornalismo no processo de verificação de informações. "As fake news vieram para nos salvar", ressaltou. Para complementar a fala do colega de emissora, Artur apresentou dados, reforçando a atenção com que os cidadãos devem tratar o assunto. "Seis em cada 10 pessoas não conseguem identificar uma notícia falsa", afirmou, enfático, e acrescentou que "destas quatro, uma a compartilha".
Além disso, mostraram outras possibilidades para produção de conteúdo, bem como formatos para chamar a atenção da audiência. Usando como referência o site Buzzfeed e o projeto LaUrna, da RBS, Potter destacou o casamento entre informação, prestação de serviço e entretenimento. "É mais fácil de ser vendido e aceito pelo público, porque é mais leve devido à roupagem de entretenimento", defendeu o modelo.
Artur também mencionou o crescimento no consumo de gifs pelos usuários de redes sociais. Segundo o comunicador, mais de cinco milhões são compartilhados diariamente pelo Facebook Messenger.

Comentários