Para editor-executivo do SBT Brasil, telejornalismo é um trabalho coletivo

Sérgio Fernandes da Costa participou da segunda palestra da nova temporada do Mural de Ideias nesta sexta

: Sérgio participa de Mural de Ideias do SBT | Divulgação/Coletiva.net
O editor-executivo do SBT Brasil, Sérgio Fernandes da Costa, foi o convidado da segunda palestra da nova temporada do Mural de Ideias, nesta sexta-feira, 23. No circuito de debates oferecido pela emissora, realizado na sede do SBT RS, o profissional responsável pelo jornalístico nacional defendeu que telejornalismo é um trabalho coletivo e não autoral. "Não há texto perfeito em televisão, por isso, quanto mais pessoas envolvidas na produção do trabalho, melhor sairá o resultado", destacou, ao mencionar a importância da revisão e de diversos olhares sobre uma mesma matéria.
Para ilustrar, o executivo mostrou alguns exemplos de textos de notícias que passaram pelos editores antes de irem para o ar. "Às vezes, é um detalhe que passa despercebido por alguém, mas que o editor, ou outro colega, pode enxergar. E isso faz toda a diferença", explicou. Sérgio também apresentou algumas reportagens do jornal e debateu com os cerca de 30 presentes, entre repórteres e editores, sobre pequenos erros que poderiam ter sido evitados.
Além da produção de texto, ele falou sobre como é produzir um jornal de notícias em uma emissora de entretenimento. "Uma vez, o Silvio Santos quis derrubar uma reportagem de sete minutos pouco antes de entrarmos no ar. E não é fácil reprogramar o espelho do jornal em tão pouco tempo. Mas conseguimos resolver e a matéria entrou", disse e explicou que o chefe enxerga a notícia como um telespectador.
Sérgio começou a carreira como editor de texto na Rede Globo Oeste Paulista, passando pela TV Cultura, de São Paulo, e pelo Jornal Nacional, no Rio de Janeiro. Comandou noticiários da Rede TV e da Record, onde também atuou como gerente regional de Jornalismo nas praças de Florianópolis e Santos. No SBT, está há cerca de cinco anos.
Criado em 2016, o Mural de Ideias do SBT RS é realizado mensalmente e já abordou assuntos como política, eleições, meio ambiente, mundo digital e noções jurídicas para jornalistas.

Comentários