Presidentes da RBS e da Lojas Renner debatem governança corporativa

Bate-papo entre Eduardo Melzer e José Galló marcou lançamento do livro "A caixa-preta da governança", de Sandra Guerra

Eduardo Melzer, José Galló e Sandra Guerra debatem governança corporativa | Créditos: Andréa Graiz
Os desafios da governança corporativa no Brasil foram o tema que conduziu o bate-papo entre os presidentes do Grupo RBS, Eduardo Melzer, e da Lojas Renner, José Galló, durante o lançamento do livro "A caixa-preta da governança", da consultora em governança corporativa Sandra Guerra. Realizado pela PwC, o evento ocorreu na Livraria Cultura, em Porto Alegre, nesta segunda-feira, 19. Os executivos falaram sobre suas visões e percepções a respeito do papel e das atribuições do conselho de administração das empresas.
Eduardo Melzer comentou o processo de sucessão na RBS e aspectos que envolvem a administração de uma empresa familiar. "Nós enxergamos muito valor na governança profissional e estruturada, como forma de organizar todos os territórios da gestão e da sociedade da empresa e suas interconexões", destacou, e completou: "A boa governança é um grande aliado na perspectiva de crescimento das companhias, ajudando a buscar a sustentabilidade e garantir uma visão de longo prazo".
Há mais de 20 anos atuando como consultora e conselheira, Sandra Guerra participou da fundação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em 1995 e foi presidente do conselho por quatro anos. A publicação é da editora Best Business e tem como base uma pesquisa realizada com 102 conselheiros brasileiros. Segundo a especialista, a amostra indica que a maioria possui mais de 10 anos de experiência no papel e atua em dois ou mais colegiados, e cerca de metade tem como principal atuação a de membro independente.

Comentários