Repórter da Piauí fala sobre apuração e edição de grandes reportagens

Consuelo Dieguez abriu Caravana Piauí na Unisinos Porto Alegre nesta tarde

Divulgação/Coletiva.net
A repórter Consuelo Dieguez, da revista Piauí, deu início à Caravana Piauí, um projeto desenvolvido pela publicação do grupo Abril, que desembarcou na Unisinos Porto Alegre na tarde desta quinta-feira, 1º. Na conversa com alunos de Jornalismo e profissionais do mercado, a profissional falou sobre apuração, redação e edição de grandes reportagens.
Consuelo lembrou algumas reportagens que marcaram sua carreira na publicação que surgiu em 2006 e contou como foi o processo para chegar ao resultado final. "Ter uma estrutura de texto preestabelecida é fundamental para construir uma grande reportagem", falou, ao mencionar que, geralmente, suas matérias têm em torno de 60 mil caracteres. Sobre os perfis de personagens importantes, a repórter frisou que é essencial estar atento aos detalhes durante a entrevista. "A pessoa pode falar muitas coisas, mas é um gesto ou uma expressão que darão o tom da matéria. É no detalhe que o entrevistado se entrega."
"Tem que insistir. Repórter deve ser chato", defendeu, ao expressar sua paixão pelo ofício. Para ela, jornalista é a melhor profissão do mundo, pois desconhece outra atividade que tenha a oportunidade de noticiar fatos importantes de forma aprofundada. "Isso não é fabuloso? Que outra profissão pode ter este privilégio?", questionou aos cerca de 80 presentes e completou: "Estamos contando a história dos últimos 14 anos do Brasil através destes personagens".
Consuelo ainda frisou que, na Piauí, uma das premissas é que o repórter não tome partido nas narrativas. "De forma alguma usamos adjetivos. Nós mostramos os fatos e deixamos que os leitores tomem suas próprias conclusões", destacou. Ao final, respondeu às perguntas dos estudantes e deixou um recado: "Jornalista deve duvidar sempre, independentemente de quem está entrevistando".
A Caravana segue nesta sexta-feira, 2, com mais duas oficinas. Das 14h às 15h30, Maria Lucia da Motta Gaspar falará sobre "Cobertura Política" e, das 19h30 às 21h 30, Daniela de Castro Pinheiro Velho ministrará o painel "Técnicas de apuração, redação e edição nas reportagens da Piauí".

Comentários