Versão da hora

O olhar da redação diante do terceiro e último dia de programação do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado

Por Cinthia Dias e Karen Vidaleti
Assim como o dia anterior, a movimentação do público no terceiro e último dia de programação da 21ª edição do Festival Mundial de Publicidade de Gramado foi baixa logo no começo da manhã desta sexta-feira, 9. Apesar do mau tempo - chuva e vento fortes - e da baixa temperatura, os profissionais e universitários de Comunicação não se afastaram do congresso e seguiram agitando o centro de eventos Serra Park.
Um dos destaques de hoje foram as críticas à pouca representatividade feminina na apresentação e condução de painéis. A presidente do Grupo de Atendimento do Rio Grande do Sul, Liana Bazanela, antes de abrir a primeira palestra do dia, lamentou a ausência da visão deste gênero nas demais atividades. Dos 42 profissionais convidados para palestrar e mediar, apenas seis eram mulheres.
Ainda que de forma pontual, Regina Casé também sugeriu que os publicitários usem suas formações para incentivar que "outras Raphaellas" - referindo-se ao fato dela ser mulher e negra - conquistem seus espaços no mercado de trabalho. A apresentadora da TV Globo foi a única convidada a ser aplaudida em pé pelo público.
Antecedendo a participação de Regina, outra personalidade da área da área de comunicação, o publicitário Roberto Duailibi, chamou a atenção do público. Um dos principais nomes da propaganda brasileira teve a presença celebrada pelo público, que não hesitou em levantar celulares para garantir o registro.
Com o encerramento, a equipe de Coletiva.net  acredita que a programação desta edição trouxe, a partir de diferentes pontos de vista, conteúdos e provocações relevantes ao mercado da Comunicação. De forma geral, a temática escolhida para nortear os painéis permitiu levantar discussões raramente presentes em eventos publicitários.
Com um público de cerca de 2,5 mil participantes, conforme informado pela organização na cerimônia de abertura, o evento contou com grande participação de estudantes, o que mostra o interesse dos universitários em debater sobre o mercado. Em contrapartida, poucos profissionais e diretores de agências reconhecidas da Capital circularam pelo centro de eventos.

Comentários