Versão da hora

Google deixará de ler mensagens de usuários do Gmail, mas continuará coletando dados para direcionar publicidade dentro da ferramenta

O Google anunciou que, em breve, seus algoritmos não irão mais ler o conteúdo das mensagens dos usuários do Gmail. Dias antes de receber uma multa da União Europeia por abuso de poder econômico, a empresa declarou que não realizaria mais o direcionamento de anúncios a partir dos temas descritos nos e-mails trocados entre os usuários do serviço. Segundo a agência de notícias Bloomberg a ação gerou processos judiciais e várias críticas em seus primeiros anos de operação. A decisão veio da equipe do Google Cloud, unidade de negócios na nuvem, que está buscando novo posicionamento para atrair mais clientes corporativos.
Usuários pagantes nunca receberam anúncios a partir de leitura do seu conteúdo privado. Quem utiliza a versão gratuita, as propagandas continuarão aparecendo dentro como mensagens patrocinadas. Porém, em vez de escanear o conteúdo, a publicidade será direcionada a partir de outras informações pessoais que o Google coleta por meio do Youtube e, até mesmo, do navegador Chrome, por exemplo. "A decisão faz com que os anúncios exibidos no Gmail estejam alinhados com a maneira como personalizamos a publicidade de outros produtos nossos, ou seja, com base nas configurações definidas pelos usuários", anunciou a companhia, em comunicado.

Comentários