Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Academia Cintia Moscovich participa de jornada literária em Passo Fundo

Cintia Moscovich participa de jornada literária em Passo Fundo

Escritora falará sobre obra de Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar
Compartilhar
,

Cíntia Moscovich | Reprodução

Os escritores Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar e suas obras serão discutidos na 16ª edição da Jornada Literária, que acontecerá entre 2 e 6 de outubro, na Universidade de Passo Fundo (UPF). A escritora gaúcha Cintia Moscovich, ao lado dos escritores Affonso Romano de Sant’Anna, de Belo Horizonte; Bráulio Tavares, da Paraíba; e Nádia Battella Gotlib, de São Paulo; irão se reunir para debater o tema ‘Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice’, em 4 de outubro.

Um dos coordenadores do evento, Miguel Rettenmaier destaca que a jornada é uma movimentação cultural que acompanha a contemporaneidade da produção literária há mais de 30 anos. Por isso, ‘Centauro, pedra, rosa e estrela’ será um desdobramento das reflexões sobre a produção literária através do tempo, na diversidade de tendências que orientaram a tradição mais recente da literatura. “Da mesma forma como mantemos a perspectiva de focalizar o contemporâneo, estamos trazendo ao público e à recepção o canônico, ao tratar da obra de quatro autores que cumprem décadas em 2017”, comenta.

O nome da mesa se relaciona com obras dos autores homenageados: centauro, de ‘O centauro no jardim’, de Moacyr Scliar; pedra, uma alusão ao ‘Romance da Pedra do Reino’, de Ariano Suassuna; rosa, uma referência à obra ‘A rosa do povo’, de Carlos Drummond de Andrade; e estrela, do livro ‘A hora da estrela’, de Clarice Lispector. Na opinião da também coordenadora Fabiane Verardi Burlamaque, o debate será um espaço para falar a respeito da produção literária dos quatro autores, trazendo intelectuais e autores consagrados, profundos conhecedores das obras dos homenageados.

As inscrições para o evento estão abertas e são limitadas. O público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites pelo portal www.upf.br/16jornada, onde também está disponível a programação completa da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316.8368.