Cintia Moscovich participa de jornada literária em Passo Fundo

Escritora falará sobre obra de Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar

Cíntia Moscovich | Reprodução
Os escritores Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar e suas obras serão discutidos na 16ª edição da Jornada Literária, que acontecerá entre 2 e 6 de outubro, na Universidade de Passo Fundo (UPF). A escritora gaúcha Cintia Moscovich, ao lado dos escritores Affonso Romano de Sant"Anna, de Belo Horizonte; Bráulio Tavares, da Paraíba; e Nádia Battella Gotlib, de São Paulo; irão se reunir para debater o tema "Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice", em 4 de outubro.
Um dos coordenadores do evento, Miguel Rettenmaier destaca que a jornada é uma movimentação cultural que acompanha a contemporaneidade da produção literária há mais de 30 anos. Por isso, "Centauro, pedra, rosa e estrela" será um desdobramento das reflexões sobre a produção literária através do tempo, na diversidade de tendências que orientaram a tradição mais recente da literatura. "Da mesma forma como mantemos a perspectiva de focalizar o contemporâneo, estamos trazendo ao público e à recepção o canônico, ao tratar da obra de quatro autores que cumprem décadas em 2017", comenta.
O nome da mesa se relaciona com obras dos autores homenageados: centauro, de "O centauro no jardim", de Moacyr Scliar; pedra, uma alusão ao "Romance da Pedra do Reino", de Ariano Suassuna; rosa, uma referência à obra "A rosa do povo", de Carlos Drummond de Andrade; e estrela, do livro "A hora da estrela", de Clarice Lispector. Na opinião da também coordenadora Fabiane Verardi Burlamaque, o debate será um espaço para falar a respeito da produção literária dos quatro autores, trazendo intelectuais e autores consagrados, profundos conhecedores das obras dos homenageados.
As inscrições para o evento estão abertas e são limitadas. O público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites pelo portal www.upf.br/16jornada, onde também está disponível a programação completa da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316.8368.

Comentários