Diretor do "Esquadrão da Moda" fala sobre entretenimento brasileiro

Johnny Martins foi convidado do projeto Mural de Ideias do Jornalismo do SBT e conversou com equipe da emissora regional nesta sexta

Johnny Martins em conversa com equipe do SBT RS | Divulgação/Coletiva
O diretor do "Esquadrão da Moda", reality show do SBT nacional, Johnny Martins, deu uma palestra nesta sexta-feira, 28, na sede regional da emissora. O profissional, que trabalha há 15 anos com entretenimento, fez parte do circuito de atividades do "Mural de Ideias do Jornalismo". As dificuldades da produção audiovisual brasileira e a elaboração de conteúdos originais estiveram entre os assuntos abordados no debate, que reuniu cerca de 40 colaboradores da empresa.
Johnny Martins, que tem formação como engenheiro agrônomo e fez curso de Televisão na Califórnia, nos Estados Unidos, atribuiu o que considera ser a falta de investimento das emissoras em conteúdos originais ao alto custo de produção no Brasil. "É muito caro errar aqui", disse. O diretor afirmou que está há 11 anos adaptando formatos televisivos, devido à falta de investimento financeiro. "No nosso meio, as pessoas não se metem a fazer tudo do zero", lamentou ao lembrar sobre a produção autoral "Fala Brazuca", que criou e produziu quando estava na Record.
Tendo passagem no SBT no período de 1992 e 1998 com a produção de matérias esportivas, ele retornou para a emissora há três anos, quando produziu programas como "Paranormais", "Fábrica de Casamentos" e, mais recentemente, "Esquadrão da Moda", cuja audiência aumentou 1,2% desde sua chegada. Segundo ele, o resultado se deve ao investimento maior no entretenimento e não na moda, além de incentivar positivamente os membros da equipe e os apresentadores e buscar uma seleção de personagens com boas histórias.
Da última edição, realizada em junho, participou o editor-executivo do SBT Brasil, Sérgio Fernandes da Costa. Desde o primeiro evento, em 2016, o projeto contou com a participação do jornalista Thiago Medaglia, fundador da Ambiental, empresa que transforma artigos e outros materiais científicos em textos mais acessíveis para jornalistas; dos assessores do Tribunal de Justiça do Estado, Adriana Arend e Renato Sagrera; e do repórter investigativo do SBT Fábio Diamante. Ainda para este ano, estão previstos encontros sobre Jornalismo Esportivo, Agronegócio e gramática na redação.

Comentários