Festival de Cinema de Gramado anuncia competidores em sua 45º edição

Serra Gaúcha recebe, de 17 a 26 de agosto, evento que contempla as melhores produções audiovisuais brasileiras e estrangeiras

Da esquerda para direita: Néspolo, Marcos Santuario, Rubens Ewald Filho, Fedoca, Victor Hugo | Divulgação Coletiva.net
Em evento para a imprensa, realizado na manhã desta terça-feira, 11, na Cinemateca Capitólio, foram anunciados os 14 longas-metragens que concorrem na 45º edição do Festival de Cinema de Gramado. No evento, que ocorrerá entre 17 e 26 de agosto, na Serra Gaúcha, sete títulos nacionais e sete estrangeiros participarão do concurso.
Segundo a organização, a mostra competitiva brasileira terá obras inéditas com repercussões em festivais como Berlim e Cannes. A edição deste ano também celebrará o cinema latino-americano, comemorando os 25 anos da internacionalização do festival. Em 2017, 10 países concorrem ao Kikito, superando o número de participantes do último ano. "
Também aspiram ao troféu 14 curtas-metragens nacionais, com duas produções gaúchas entre as selecionadas. A parceria entre Assembleia Legislativa e o festival foi renovada para este ano para o prêmio Mostra Gaúcha de Curtas, com 14 obras na disputa.
Na ocasião, também foram reveladas as personalidades homenageadas desta edição. São elas: o ator Antônio Pitanga, que será contemplado com o Troféu Cidade de Gramado; a atriz Dira Paes, que receberá o Troféu Oscarito; o cineasta gaúcho Otto Guerra, que será reconhecido com o Troféu Eduardo Abelin; e a atriz argentina Soledad Villamil, com o Kikito de Cristal.
Estiveram presentes o secretário Estadual de Cultura, Victor Hugo Alves da Silva; o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci; o presidente da Gramadotour, Edson Néspolo; e os curadores do festival, os jornalistas Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho e a argentina Eva Piwowarski.
Confira a lista das produções que concorrem ao prêmio Mostra Gaúcha de Curtas:
"10 Segundos" (Canoas), de Thiago Massimino;
"1947" (Porto Alegre), de Giordano Gio;
"Através de Ti" (Santa Cruz do Sul), de Diego Tafarel;
"Bicha Camelô" (Pelotas), de Wagner Previtali;
"Cores de Bissau" (Porto Alegre), de Maurício Canterle;
"Gestos" (Porto Alegre), de Alberto Goldim e Júlia Cazarré;
"Kátharsis" (Caxias do Sul), de Mirela Kruel;
"Luna 13" (Porto Alegre), de Filipe Barros;
"Mãe dos Monstros" (Porto Alegre), de Julia Zanin de Paula;
"Secundas" (Porto Alegre), de Cacá Nazario;
Sena, Os Fios em Prosa" (Porto Alegre), de Marcelo da Rosa Costa e Cacá Sena;
"Sob Águas Claras e Inocentes" (Porto Alegre), de Emiliano Cunha;
"Solito" (Porto Alegre), de Eduardo Reis;
"Telentrega" (Porto Alegre), de Roberto Burd.
Leia mais:
Convênio que viabiliza Prêmio AL de Cinema 2017 é assinado

Comentários