Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Academia Pauta de estudantes gaúchas vence Prêmio Jovem Jornalista

Pauta de estudantes gaúchas vence Prêmio Jovem Jornalista

Gabriela Garcia e Isadora Aires têm foco no movimento das mulheres tradicionalistas do Estado
Compartilhar
,

Gabriela e Isadora | Arquivo pessoal

As estudantes de Jornalismo da Ufrgs Gabriela Garcia e Isadora Aires foram aprovadas na edição 2017 do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. O concurso, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog, tem como temática deste ano ‘A violência contra as mulheres que ninguém vê’ e contou com propostas de pauta de todo o País. As alunas optaram por evidenciar os desdobramentos das iniciativas das mulheres tradicionalistas gaúchas, além de revelarem as opressões simbólicas que elas sofrem.

Em entrevista para a Coletiva.net, Isadora explicou que a pauta intitulada ‘E agora, tchê?’ busca pelo âmbito regional propositalmente, a fim de ter fácil acesso às fontes e de desmistificar a cultura gauchesca e seu mito do ‘gaúcho macho’. “Todos esses costumes, músicas, ditados e roupas corroboram e proliferam a opressão de gênero no Estado”, reforça a estudante.

A professora de Jornalismo da Ufrgs Thais Furtado, que orienta o grupo de Gabriela e Isadora, disse ao portal que acredita que os jurados do prêmio levaram em consideração o fato de as pautas vencedoras serem predominantemente regionais, encontrando temas que fossem únicos. “Acho que o assunto das alunas trata de um problema típico do nosso Estado e de um assunto que parece ter se naturalizado, mas que incomoda a muitas mulheres que gostam do tradicionalismo”, completou a professora.

A produção das matérias já está em andamento, devendo ser entregue até 16 de outubro. A cerimônia de diplomação das equipes vencedoras acontecerá em 31 de outubro deste ano na Câmara Municipal de São Paulo. A lista completa dos vencedores pode ser conferida neste link.