Notícias de mercado da comunicação do RS.

Home Academia Jornalistas retomam trabalho sobre ditadura militar em Porto Alegre

Jornalistas retomam trabalho sobre ditadura militar em Porto Alegre

Grupo de ex-alunas da PUC que criou ‘Projeto Claustro’ pretende manter atualização do site
Compartilhar
,

Alunas apresentam o projeto Claustro | Crédito: Gabriela Milanezi

As jornalistas Ana Carolina Barros, Carolina Teixeira, Gabriela Silva, Nathalia Pessel e Rafaela Wiedemann criaram o ‘Projeto Claustro’, em 2016, para a disciplina de Audiovisual do curso de Jornalismo da PUC. Recentemente, o grupo retomou o trabalho que recupera a memória de Porto Alegre durante a ditadura militar, para inscrevê-lo no 39º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que será realizado em 31 de outubro. Em entrevista ao Coletiva.net, Gabriela disse que o grupo pretende seguir atualizando o site com novos textos, locais no mapa interativo, fotos e relatos de pessoas que sofreram tortura durante o regime militar.

A jornalista disse ao portal que está se organizando com as demais participantes para que possam visitar mais locais onde os militares agiram e aumentar o número de episódios dos vídeos do projeto, que também poderá ser lançado em aplicativo. “Buscamos gerar visibilidade para o assunto”, destacou ao afirmar que o grupo procura auxílio para manter Claustro.

O trabalho, que contou com o apoio do presidente do Movimento Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke, participou da abertura do 33º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, criado pelo mesmo presidente, e foi exposto na II Feira de Ideias da ONG Conectas, em São Paulo. Ambos eventos aconteceram no ano passado.