Versão da hora

Pesquisa aponta que credibilidade no Jornalismo brasileiro caiu entre profissionais do País

Números apontados pelo "Projeto Credibilidade", capítulo brasileiro do Trust Project, mostram que jornalistas brasileiros não confiam no papel exercido pela profissão na sociedade no País. De acordo com o estudo, apenas 17,9% dos 314 entrevistados concordam completamente que o Jornalismo fornece uma narrativa verdadeira dos eventos e questões diárias, diante de um contexto que explica seus significados. Os que concordam parcialmente somam 31,1%, enquanto 37,2% não concordam nem discordam. Somente 10,3% discordam parcialmente e outros 3,5% assinalam que discordam completamente.
Embora 93,3% do total concorde plenamente que o Jornalismo é fundamental para a democracia, 65,3% dos perguntados não têm convicção que a atividade jornalística não teme ao cobrar responsabilidades de quem exerce o poder. Deles, 80,7% não acreditam totalmente que a profissão apresenta e esclarece os objetivos e valores da sociedade.
Os dados foram obtidos entre junho de 2016 e junho de 2017. A pesquisa consultou jornalistas de 38 veículos atuantes em 15 localidades no Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo (52%) e Rio de Janeiro (27%). Destes, a maioria atua nas funções de repórter (37%), editor (22%) ou diretor (12%), com idade entre 25 e 54 anos (82%) e mais de dez anos de experiência na profissão (67%).

Comentários