ABA Mídia discute cenário atual da propaganda on e off-line

Encontro também abordou importância de considerar contextos das pessoas e mudança de comportamento dos consumidores e marcas

Crédito: Divulgação/Coletiva.net
A segunda edição do ABA Mídia, organizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), reuniu clientes do mercado e profissionais de agências e veículos de Comunicação para discutir o cenário atual da propaganda on e off-line e as estratégias em cada formato. No encontro, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 30, no auditório da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), também foi abordada a importância de considerar os contextos das pessoas para maior assertividade, bem como a mudança de comportamento dos consumidores e marcas que impacta no planejamento e execução de ações publicitárias.
O evento foi dividido em dois painéis. O primeiro contou com as explanações do diretor Comercial Regional Sul da Kantar Ibope Media, Rodrigo Cierco, que apresentou dados de consumo no ambiente digital; e do diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite, cujo enfoque estava na relevância da jornada diária das pessoas para manter a atenção dos espectadores. Dentre as porcentagens, Cierco destacou que o consumo de mídia perde somente para o horário de dormir. "As pessoas são impactadas, aproximadamente, 10h por dia com mídia." Leite, por sua vez, defendeu que as empresas entreguem produtos em diferentes plataformas, considerando a rotina do usuário: "TV, rádio, impresso, digital e mobile. É preciso conectá-los, somá-los uns aos outros e não excluí-los". Na ocasião, a superintendente de Comunicação e Marketing do Sicredi, Ana Pais - que apresentou a realidade da marca e o novo posicionamento -, também participou da discussão mediada pela gerente de Planejamento da Morya, Daniele Lazzarotto.
O segundo painel trouxe uma reflexão sobre a importância das novas plataformas de Comunicação e os resultados que elas podem gerar às marcas. O sócio e diretor-geral da Hands Mobile, Sérgio Percope, pontuou que há necessidade de compreender o uso que as pessoas dão aos smartphones, e exemplificou que estas desbloqueiam os celulares, em média, 78 vezes por dia. "Precisamos estar atentos a fim de conectá-las aos nossos propósitos por meio de conteúdos que inspirem, permitam planejamento, informem e surpreendam. Esse é o desafio." Na opinião do head de Media, Digital e PR da LG Eletronics, Marco Frade, o meio digital chegou como uma ruptura de perspectiva - na qual o Marketing precisava gerar somente lembrança e vendas - e deve ser usado para transmitir mensagens, sejam elas on ou off-line, de atitude.
O vice-presidente de Mercado do Grupo RBS, Marcelo Pacheco, que mediou o segundo debate, reforçou a necessidade de considerar o contexto de cada indivíduo na hora de ofertar um produto ou serviço, e das marcas aproveitarem as possibilidades do mobile para se comunicarem de forma assertiva com seus públicos. "Eventos como este servem de motor para trazer conhecimento ao Rio Grande do Sul. Vamos continuar valorizando a informação para que nosso mercado cresça", finalizou o executivo.

Comentários