Abert e Radioweb mapeiam mercado do rádio

Pesquisa vai ouvir mais de mil emissoras

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) e a Agência Radioweb estão realizando uma pesquisa sobre o mercado de rádio comercial brasileiro. O propósito do estudo é reunir informações para que o país conheça a realidade do setor. Entre outras coisas, o estudo identificará o universo de emissoras AM e FM que transmitem programação via web, que possuem site, cobertura de sinal e o faturamento com publicidade local. A previsão é de que os dados sejam divulgados ainda este semestre.
No total, 1.050 emissoras associadas à Abert receberam um formulário eletrônico com as questões. Em quatro dias, cerca de 300 rádios já  responderam ao questionário. Segundo o presidente da entidade, Emanuel Carneiro, a pesquisa irá melhorar o nível de informação sobre aspectos tecnológicos, comerciais e operacionais. "A ideia é fazer um amplo mapeamento das questões fundamentais para as emissoras", acrescenta o diretor da Agência Radioweb, Paulo Gilvane.
Hoje, as informações existentes sobre o setor de rádio no campo publicitário são fornecidas pelo Projeto Intermeios, do Grupo de Mídia de São Paulo. Os dados orientam os anunciantes a decidirem o destino de verbas para projetos de divulgação de produtos e de serviços em todo país. A média de emissoras que fornecem informações, entretanto, fica em 140. O investimento publicitário destinada ao rádio com base no Intermeios foi de R$ 1 bilhão no ano de 2010.

Comentários