Aceg é única responsável por credenciar profissionais em coberturas esportivas

Entidade consegue sentença favorável na Justiça em disputa com a CBF, que estaria realizando o trabalho da associação

A Associação de Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) continua sendo a única responsável pelo credenciamento de profissionais em competições esportivas no Rio Grande do Sul. O presidente da entidade, Alex Bagé, informou ao Coletiva.net que, desde 2015, a instituição vem traçando uma batalha com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a qual também estava habilitando profissionais para este trabalho, de acordo com ele, indevidamente.

Em fevereiro deste ano, o juiz João Ricardo dos Santos Costa, da 16ª Vara Cível, publicou a sentença no processo confirmando a tutela concedida em junho de 2015, a qual determinava que a associação tem a autorização legal para habilitar aqueles que acompanharão eventos esportivos no Estado, gaúchos ou não. Agora, o processo se encontra com o juiz para decidir embargos de declaração opostos pelas partes e, depois, cabe recurso para instância superior.

Bagé contou que, em 2015, a CBF tentou impedir que a Aceg credenciasse os profissionais da mídia esportiva que participavam da cobertura dos jogos. No mesmo ano, a entidade, à época presidida por Carlos Edgar Fontoura Vaz, recorreu ao advogado Décio Neuhaus, especialista em direito desportivo, para ingressar em juízo buscando a proteção dos seus associados. "A finalidade da nossa instituição é justamente fazer esses credenciamentos", declarou o comunicador ao portal. A tutela foi concedida em junho daquele mesmo ano pelo juiz Luciano André Losekann.

"A nossa atitude em não aceitar as imposições da CBF é referência no País", falou Bagé, ao apontar que outras associações já entraram em contato com ele a fim de tentar a mesma tutela judicial fornecida pela Justiça do Rio Grande do Sul. "Por outro lado, a CBF, em recente congresso técnico realizado do Rio de Janeiro, acenou com a possibilidade de ser procurado um consenso para serenar a situação", acrescentou.

Comentários