Acesso à Internet via Firefox cresceu 36% no Brasil em sete meses

Entre maio e julho, o navegador da Mozilla já ganhou 1,5 ponto percentual de mercado, o que representa mais de 80 milhões de acessos

O incômodo em relação ao monopólio da Microsoft pode ser um dos principais motivos para o crescimento de seu principal concorrente no segmento de navegadores, o Firefox da Mozilla. Somente nos primeiros sete meses deste ano, o número de acessos à Internet via Firefox cresceu 36%, segundo dados apurados pela Predicta - consultoria especializada na análise do comportamento de navegação dos internautas brasileiros -, enquanto o acesso total à web manteve-se praticamente estável com crescimento de apenas 1,6%.


Segundo o gerente de Business Intelligence da consultoria, Fred Pacheco, outros motivos podem ser apontados. "O Firefox é um navegador que possibilita ao usuário maior flexibilidade e controle da ferramenta. Outra questão que não pode ser deixada de lado é o marketing realizado pela Mozilla na ocasião do lançamento da versão 3.0 do navegador, em meados de junho, quando aconteceu o download day. Somente neste dia, o Brasil realizou 598 mil downloads da ferramenta", afirma o executivo.


"O boca-a-boca foi fundamental, afinal um usuário que utiliza a ferramenta e compara as vantagens em relação ao Internet Explorer que já tem dois anos, vai sugerir para os amigos mais próximos", reforça. A campanha da Mozilla tinha como objetivo colocar o Firefox 3 no Guiness Book como o software mais baixado em 24 horas. Nos Estados Unidos, o browser teve oito milhões de downloads no dia do lançamento.


As várias versões do Firefox representam 18,41% do mercado mundial de navegadores, segundo a NetApplications. Mas o Internet Explorer ainda domina o mercado, com 73,75%. No Brasil, o Firefox já detém 8,2% de participação do mercado de navegadores, sendo que os demais detêm apenas 1%. "A ferramenta tem seus benefícios. Segundo as críticas, a versão do Firefox 3 é ainda mais rápida, disponibiliza mais instrumentos de segurança, de organização pessoal e de downloads do que seu antecessor", afirma Pacheco.


A ferramenta de WebAnalytics Predicta Atmosphere analisa o comportamento de navegação dos usuários na Internet. Para se chegar aos resultados, a ferramenta, que utiliza uma série de métricas de audiência, conseguiu identificar o navegador pelo qual o visitante está acessando os sites dos clientes da Predicta. "Se considerarmos um período de 30 dias, podemos dizer que mais de 98% dos internautas brasileiros foram expostos a uma das ferramentas da Predicta", finaliza o executivo.

Comentários