Agências e anunciantes chegam a acordo quanto ao BV

Bonificação por volume de anúncios receberá agora a denominação de "plano de incentivo"

O publicitário Dalton Pastore, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), que estará em Porto Alegre nesta terça-feira para lançar aqui a quarta edição do Congresso Brasileiro de Publicidade, poderá falar também sobre a recente decisão do Cenp a respeito do pagamento de BV, a bonificação por volume. Na semana passada, após sete meses de discussão, agências de publicidade, veículos de comunicação e anunciantes chegaram ao novo acordo sobre o modelo de remuneração do setor.


O BV é prática corrente no mercado e consiste em porcentual dado pelos veículos às agências sobre o montante de verbas pago pelas marcas para veiculação de anúncios. Ficou decidido que o BV, sob a denominação de "plano de incentivo", continua em vigor com a mesma configuração. Cabe ao veículo definir valores a serem aplicados. Entretanto, as agências se comprometeram a prestar mais esclarecimentos sobre os investimentos de mídia.


A discussão foi liderada pelo Conselho Executivo de Normas-Padrão (Cenp), órgão que regula o setor publicitário. "O BV era tido como um assunto intramuros", afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo o presidente da entidade, Petrônio Corrêa. Segundo ele, o desfecho do assunto ratificou a idéia de que o BV é "direito das agências e produto de uma combinação com os veículos e aceito pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA)".


O questionamento quanto à prática partiu dos anunciantes, que foram os que mais resistiram ao acordo. A ABA considerou de "bom termo" o resultado final da negociação. "Havia pontos polêmicos", admite Rafael Sampaio, vice-presidente executivo da entidade. "Mas todos cederam um pouco e se chegou a bom termo. Foi um trabalho de busca de soluções técnicas que pudessem atender a todos. Nesse momento, o documento está nas mãos dos advogados para a revisão final. Um procedimento habitual em acordos desse porte", resumiu ao Estadão.


O encontro com Pastore será durante almoço no Sheraton Hotel Porto Alegre, quando o publicitário detalhará os principais assuntos que serão abordados no evento, todos relacionados à comunicação e ao marketing, como legislação, carga tributária, responsabilidade social, liberdade de expressão e de imprensa e remuneração de agências, entre outros. A Abap é representada no Rio Grande do Sul pelo presidente regional, Antônio D"Alessandro. Informações e inscrições ao evento em Porto Alegre podem ser feitas pelo fone (51) 3061 3000.

Comentários