Agressões físicas e verbais contra jornalistas são destaque em boletim da ARI

Informativo Tambor da Aldeia registra, ainda, levantamento de violência contra profissionais

Nesta semana, o boletim da ARI registrou a agressão verbal sofrida pelo repórter do portal UOL Luís Adorno de São Paulo. Em vídeo, o profissional foi chamado repetidas vezes de "burro" pelo policial militar Francisco Alexandre. A postagem foi uma reposta à notícia publicada por Adorno sobre o diferente tipo de abordagem da polícia em bairros periféricos e nobres. Em informação referente a Brasília, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará um levantamento dos casos de violência contra jornalistas que chegam ao Poder Judiciário. Temas como indenizações excessivas, violação de direito da fonte e censura prévia também poderão ser enviados ao conselho.

Nos destaques da seção Mundo, está a morte do correspondente do jornal El Diario de Acayucan Cándido Ríos Vásquez, no México. Mesmo estando sob guarda de um mecanismo de proteção a jornalistas, Vásquez foi baleado enquanto conversava com o ex-inspetor do impresso Victor Acrelio Alegria, que também foi assassinado. Outra notícia informa, ainda, que as redes Caracol Televisión e RCN Televisión foram retiradas do ar na Venezuela por determinação da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel).

A Associação Riograndense de Imprensa (www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários