Apenas 36% das empresas brasileiras usam redes sociais

Entre as companhias de grande porte, metade utiliza essas plataformas para se comunicar com clientes

Embora em ascensão no mundo corporativo, as redes sociais ainda são utilizadas por uma pequena parcela das companhias. No Brasil, apenas 36% das empresas fazem uso dessas plataformas para se relacionarem com clientes. Já entre as companhias de grande porte, metade utiliza as redes sociais. Os dados pertencem à pesquisa 'TIC Empresas 2012', desenvolvida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic). Para o estudo, foram avaliadas infraestrutura tecnológica e atividades relacionadas à internet em 6,4 mil empresas brasileiras.
De acordo com o relatório, pouco mais de dois terços das empresas possuem perfil em alguma rede social. As de pequeno porte que utilizam essas plataformas representam 33%. O índice que sobe para 43% se consideradas apenas médias empresas e para 50% se avaliadas grandes companhias. Quanto às atividades desempenhadas nas redes sociais, 78% usam tais plataformas para publicar notícias sobre a própria empresa, enquanto 72% postam conteúdo relacionado à sua área de atuação. As que utilizam as redes para responder comentários e dúvidas de seus clientes são 74%.
Já o uso de sites é comum para 55% das empresas - percentual que também varia de acordo com o tamanho das companhias. Entre as de grande porte, 87% têm site, contra 74% de médio porte, e 48% de pequeno porte. O domínio '.com.br' é utilizado por 90% das companhias, enquanto o '.com' é o segundo mais popular, usado por 6% das empresas.

Comentários