Assembleia passa a integrar Rede Legislativa de TV Digital

Emissora do Parlamento gaúcho transmitirá em sinal digital aberto, pelo canal 61.2

A TV Assembleia se torna neste momento integrante da Rede Legislativa de TV Digital. O anúncio está sendo feito em evento no Salão Júlio de Castilhos, do Parlamento gaúcho, que reúne os presidentes da AL, Alexandre Postal (PMDB), e da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Dessa forma, a emissora oficializa o início da transmissão em canal digital aberto (61.2) para Porto Alegre e Região Metropolitana. Para sintonizar é preciso ter um televisor de plasma, LCD ou LED, com conversor digital.
Para o superintendente-geral da Casa, Fabiano Geremia, esse é um novo momento para a comunicação do Legislativo, além de uma conquista para o cidadão que terá mais acesso à informação sobre o Parlamento. "Atualmente, o cidadão que deseja assistir à TV AL tem que estar assinando uma TV a cabo ou deve acessar a internet. A partir de agora, todo o cidadão que possua uma TV digital, em canal aberto, na Região Metropolitana, poderá ter acesso a tudo o que acontece no Parlamento", explica.
As transmissões em sinal digital aberto na TV AL tiveram início em 25 de junho deste ano, em caráter experimental. De acordo com a diretora da TV, Civa Silveira, durante esse período, foram feitos acertos técnicos e realizados testes para conferir o funcionamento do sistema. Em agosto, uma medição realizada em cem pontos da Grande Porto Alegre mostrou que o sinal está atingindo municípios como Glorinha, Dois Irmãos e Barra do Ribeiro.
Por ser um canal multiprogramação - ou seja, que pode ser subdividido em quatro -, em cada localidade, a Rede Legislativa de TV Digital poderá ser ocupada com programações da Câmara dos Deputados (61.1), do Senado Federal (61.3), da Assembleia Legislativa (61.2) e da Câmara de Vereadores local (61.4). No Estado, 11 câmaras já formalizaram interesse em ingressar na rede. São elas: Porto Alegre, Bagé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Rosa, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.
As tratativas para a implementação do canal da TV AL em sistema digital e aberto ae iniciaram em 2010. Em agosto de 2011, a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados assinaram acordo de cooperação técnica. Pelo convênio, o investimento em equipamentos é de responsabilidade da Câmara dos Deputados, enquanto à Assembleia cabe o custeio do aluguel da torre, do espaço para instalação dos transmissores e da energia elétrica.
A programação também continuará sendo transmitida pelo canal 16 da NET, para Porto Alegre e mais 16 municípios do Estado; e pelo portal da Assembleia.

Comentários