Associação das Agências de Publicidade lança campanha contra a corrupção

O mote apresenta duas empresas fictícias: a "Corrupção S.A." e a "Empresa Limpa"

A ação "Ou o Brasil Acaba com a Corrupção ou a Corrupção Acaba com o Brasil" foi lançada ontem pela Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), como uma iniciativa realizada em conjunto com as instituições de responsabilidade social Instituto Ethos, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), UNODC (Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime) e Comitê Brasileiro do Pacto Global.


A campanha apresenta dados da corrupção no País como se fossem os resultados de uma empresa denominada "Corrupção S.A.". A companhia fictícia movimentaria cerca de R$ 380 bilhões por ano (mesmo valor desperdiçado anualmente pela corrupção brasileira). E para concorrer com a Corrupção S.A., foi criada a "Empresa Limpa", que representa as empresas parceiras do "Pacto Empresarial Pela Integridade e Contra a Corrupção" - órgão lançado em 2006, com a finalidade de estabelecer diretrizes e procedimentos que devem ser adotados pela iniciativa privada no relacionamento com os poderes públicos.


Com assinatura do CCRJ (Clube de Criação do Rio de Janeiro), a campanha passa a circular na próxima semana e é composta de comercial de TV, spot, outdoors, anúncios para mídia impressa e online e site. As peças gráficas apresentam imagens do prejuízo causado pelo desvio da verba que deveria ser aplicada para beneficiar a população do País: imagens de leitos de hospitais lotados, favelas e desabrigados. O filme e o spot de rádio convidam os espectadores a visitarem o site da "empresa", onde um "corruptômetro" - espécie e calculadora - mostra o que poderia ser feito com estes recursos se o cenário no Brasil fosse diferente.   


 

Comentários