Atualização do Twitter avisa quando conteúdo denunciado for removido

Tweets reportados serão ocultados da timeline de quem realizar a denúncia

O Twitter anunciou que passará a ser mais transparente em relação a conteúdos removidos da plataforma. Após, durante algum tempo, tentar se manter como uma rede 'neutra' em relação a discussões, fake news e discursos de ódio, a plataforma, recentemente, passou a ser mais rígida diante de denúncias feitas pelos usuários. Agora, quando um conteúdo for tirado do ar, o responsável receberá uma notificação e, aquele que reportar, não verá mais o tweet.

Por meio de aviso exibido na conta e no tweet denunciado, a sinalização de que o conteúdo foi excluído ficará por 14 dias no perfil de quem foi reportado. No comunicado, além da informação que o post não está mais disponível por violar as regras do Twitter, a plataforma deixará um link com as regras e um artigo sobre a aplicação delas.

A plataforma ocultará automaticamente todo o conteúdo reportado por aquele que denunciar para, segundo a empresa, proteger o usuário de mensagens que possam ser ofensivas. Neste caso, em vez de um aviso sobre a violação das regras, o autor da denúncia visualizará no lugar do conteúdo uma mensagem dizendo "você denunciou este tweet". Caso o post não seja removido da rede social, o usuário poderá voltar a ver seu conteúdo clicando em um botão 'mostrar'. A alteração deverá entrar em vigor nas próximas semanas.

Comentários