Blog resgata história do rádio no Estado

Espaço coordenado por Luiz Artur Ferraretto conta sobre os quase 90 anos da primeira transmissão em solo gaúcho

Em uma espécie de contagem regressiva para os 90 anos da primeira transmissão em solo gaúcho, o blog 'Uma história do rádio no Rio Grande do Sul' ( radionors.wordpress.com) registrará a trajetória desse meio através de textos, imagens e gravações. O espaço é coordenado pelo professor Luiz Artur Ferraretto, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Ufrgs, e formatado pelo estudante de Jornalismo Leonardo Baldessareli.
No ar desde a última semana, a página conta em seus primeiros posts um pouco mais sobre o cenário do rádio nos anos 1920. Foi em 7 de setembro de 1924 que ocorreu a primeira transmissão gaúcha, realizada pelos associados da Rádio Sociedade Riograndense, onde hoje se localiza a avenida Ganzo, no bairro Menino Deus. "A ideia é apresentar todo o conteúdo de forma leve, quase como crônicas, valorizando os profissionais que fizeram a história do meio no Estado e apelando à memória e à emoção, quase como uma homenagem também ao ouvinte", explica Ferraretto.
Com um intervalo médio de três meses, novos materiais serão disponibilizados no blog. Na primeira publicação, além de conhecer melhor sobre os pioneiros do rádio gaúcho, é possível saber mais sobre 'babadas' - termo que identifica os inevitáveis erros ocorridos nas transmissões de rádio - na aba 'Um pouco de tudo'.

Comentários