Boletim da ARI relata agressões verbais e físicas a jornalistas

Atividades violentas contra imprensa são registradas em Tambor da Aldeia


O boletim eletrônico da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) registra agressões verbais, sofridas pela jornalista de O Globo, Miriam Leitão. A colunista do periódico carioca sofreu ataque verbal durante voo de Brasília ao Rio de Janeiro, praticado por delegados do Partido dos Trabalhadores. Também foi destaque a agressão física da qual a equipe de reportagem da TV Aratu, de Salvador, Bahia, foi vítima.
No Nordeste, a repórter Ticiane Bicelli e o cinegrafista Liberato Santana foram atacados por duas mulheres durante a gravação de reportagem. Ambos registravam a cobrança pelo uso de banheiros na Feira de São Joaquim. Também é destaque o projeto "Ctrl+X", da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que mapeia as tentativas de censura a veículos de mídia no Brasil, como um dos vencedores do Data Journalism Awards 2017, premiação mundial aos trabalhos de jornalismo de dados.
O informativo reporta as agressões sofridas por 376 jornalistas, na Venezuela, a maioria por militares e policiais. O ocorrido foi em razão dos protestos contra o presidente Nicolás Maduro. A revelação é do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP), que também denunciou 33 detenções ilegais de trabalhadores dos meios de comunicação. Essas e outras informações estão detalhadas no link www.tambordaaldeia.blogspot.com.br.
A ARI ( www.ari.org.br) disponibiliza o correio eletrônico [email protected] aos profissionais e estudantes da comunicação social para as denúncias envolvendo atentados ao livre exercício da profissão de jornalista. O programa Conversa de Jornalista, transmitido aos sábados pela Rádio da Universidade AM 1080 Mhz, de Porto Alegre, apresenta a resenha semanal das ocorrências nacionais e internacionais sobre liberdade de imprensa e expressão. Tambor da Aldeia tem como responsável o jornalista Vilson Antonio Romero.

Comentários